sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Reunião Sangrenta (L. J. Smith)

Um poder desconhecido ameaça perturbar a paz de Fell's Church e essa presença distorce as visões e os sonhos de Bonnie, uma jovem de ascendência druida e consideráveis poderes psíquicos. Torna-se, pois, necessário que Stefan Salvatore regresse ao lugar onde tantos demónios deixou e, onde está Stefan, estará também Damon, o seu irmão. Mas desta vez a ameaça é muito superior. Será, afinal, possível enfrentá-la e sobreviver?
Neste quarto volume das Crónicas Vampíricas, a história toma um rumo algo diferente. Na sua já habitual escrita simples e acessível, a autora centra-se, desta vez, em Bonnie. Ainda assim, e em parte devido à familiaridade que já adquirimos com as personagens deste livro, o ritmo é bastante mais intenso e a acção é quase ininterrupta. Inicialmente, pode ser um pouco mais difícil regressar a este mundo dada a quase total ausência de Elena e a tardia introdução do que é, sem dúvida, a característica mais fascinante desta série: a eterna dualidade entre os dois irmãos vampiros.
E é mais uma vez essa mesma dualidade o ponto alto desta história. As tribulações da relação entre Stefan e Damon revelam, desta vez, um conflito interior muito mais intenso e, apesar das suas quase constantes divergências, é possível vislumbrar uma parte da verdadeira natureza de Damon, não tão obscura e cruel como nos poderia parecer nos livros anteriores. Há, aliás, várias acções do vampiro que apenas compreendemos plenamente no final deste livro.
Um único aspecto a apontar, que não me pareceu particularmente bem conseguido. Depois de um clímax poderosíssimo, a autora apresenta-nos um capítulo final que parece não se enquadrar completamente na acção, mas apenas abrir portas para uma futura continuação da série. Ainda assim, este é um aspecto menor face às sempre presentes reviravoltas dos acontecimentos e ao poder emocional que, neste livro, atinge o seu auge com o revelar das verdadeiras emoções de Damon face a Stefan.
Concluindo: gostei. Literariamente, não será nada de particularmente inovador e continua a ser evidente que estes livros são direccionados a um público mais jovem. Acredito, ainda assim, que quem acompanhou esta série não vai ficar desiludido. Afinal, às vezes é na simplicidade que se criam os momentos mais comoventes... e há alguns momentos deste livro que não vou esquecer tão cedo.

2 comentários:

  1. Adorei ler a tua opiniao. Mas claro que agora vou ter de comprar a colecção pois fiquei entusiasmada com a historia.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da sua opinião. Histórias de vampiros fazem parte das minhas preferências. No meu blog (http://pagina626.blogspot.com), que começei ontem, também tenho a minha opinião sobre um livro que li, e que por acaso está dentro deste tema.
    Já sou seu seguidor.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar