sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Sacerdotisa dos Penhascos (Sandra Carvalho)

Kelda é a filha dos Guardiães das Lágrimas do Sol e da Lua. É também uma jovem aparentemente rebelde e irresponsável, por muitos vista como maldita, principalmente depois que Halvard, o seu irmão, caiu na posse dos mestres das trevas. Há, contudo, muito mais que isso em Kelda e, mais que entender a diferença do seu poder, Kelda só anseia por ser amada e compreendida sem o estigma das características que lhe foram atribuídas. A sua missão, contudo, é bem maior que a simples descoberta de si própria.
Sexto volume da Saga das Pedras Mágicas, este livro continua a apresentar-nos as características que, desde o início, cativaram nesta saga. À medida que as gerações se sucedem, a complexidade dos poderes mágicos cresce sucessivamente, bem como o desenvolvimento das personagens. Além disso, a escrita da autora, cuidada mas envolvente, transmite bem a forma como as emoções das personagens (ponto fundamental ao longo desta saga) se expressam nas relações entre si. Também a forma como, ao longo dos diferentes livros, a autora consegue conjugar momentos de uma magia luminosa, digna de um conto de fadas, com ocasiões de absoluta tragédia resulta numa realidade que não é completamente a preto e branco e onde todos podemos encontrar um pouco de nós.
Aspectos muito positivos deste livro em concreto são o rever de personagens que julgava terem já ficado para trás e a forte caracterização da personalidade de algumas personagens. Lysander, Kelda e outros já conhecidos aparecem-nos reflectidos com toda a sua humanidade. Além disso, a autora tem a capacidade, nesta história, de nos criar amores e ódios de estimação, acabando por, algures a meio do enredo, mudar a nossa opinião acerca de um deles (um dos casos mais evidentes é o de Trygve, o Sacerdote dos Penhascos). Também o final é devastador, deixando a acção num momento tão importante que é quase impossível não querer saber o que virá depois.
Quanto aos aspectos menos bons, que não me parece que diminuam a qualidade do livro, mas que poderão afastar alguns leitores, são a forte componente emotiva, que, neste volume, é muito explorada, havendo um ou outro momento em que o livro perde ritmo devido ao alongar de uma descrição acerca dos sentimentos das personagens, e também a sensação de que algumas relações que presenciámos são um pouco similares a situações já ocorridas nos volumes anteriores.
Este é já o sexto volume de uma saga que, até ao momento, tem valido a pena acompanhar. E, ainda que este livro tenha uma componente um pouco mais pesada (devido, em parte, aos acontecimentos que descreve), foi uma leitura cativante e dou por muito bem empregue o meu tempo. Recomendo a quem já acompanha a saga desde o princípio, com a ressalva de que há algumas mudanças importantes a nível de ritmo e de descrição. Ainda assim, gostei muito de ler.

7 comentários:

  1. Olá Carla, tenho um selo para ti no meu blog.
    Bjinhos e Boas leituras:)

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais devo dizer que encontrar uma escritora ou escritor português que escreva este género de literatura é difícil de encontrar, mas encontrar alguém que consiga fazer uma saga deste género - mágica e apaixonante, além de intrigante – é quase como procurar um trevo de quatro folhas no meio de trevos de três folhas ou tentar encontrar uma agulha num palheiro. Quantas vezes já não entrámos numa livraria e desejamos que houvesse nas prateleiras mais escritores portugueses que escrevessem sobre este género de literatura? Eu posso dizer que muitas vezes o desejei até pôr os olhos no primeiro livro da saga. O meu desejo depois foi só saber quando é que os próximos saiam para os puder ter. Fiquei sem dúvida alguma apaixonada por esta saga desde o primeiro momento.
    Ao inicio seriam três livros, e depois a Sandra Carvalho disse que seriam seis, o que para mim até fazia sentindo uma vez que as pedras mágicas seriam seis (se não estou em erro), mas uma vez que este é o sexto livro e a história não acabou, vejo que teremos um sétimo livro (óbvio!) e que provavelmente será o livro final. Se assim for a Sandra Carvalho vai acabar com o segundo número perfeito no mundo da magia. E desejo-lhe sorte!
    Neste sexto livro, no entanto, somos obrigados a mudar de opinião sobre algumas personagens. Não há como não mudar de opinião. Eu pelo menos mudei de opiniões, não só pelo Trygve, mas também pela Edwina. Não esperava que a personagem recebesse uma volta tão grande não sua atitude. Passou de uma lutadora, a uma pessoa receosa. Talvez esta mudança tenha sido necessária para explicar o comportamento da Kelda, cuja a descrição da sua personagem adorei! Por isso, leitores e devoradores de livros, leiam e apaixonem-se por esta história. Não perderam nada.
    Agora, a única coisa que está na minha mente é: o próximo livro será o último? E quando sai?
    Janete Alves

    ResponderEliminar
  3. comecei a ler agora este livro, comprei ontem :I
    mas tipo, eu só li o primeiro, ''A Ultima Feiticeira'', e não entendo a historia das personagens deste, eu queria ler a saga toda seguida mas não posso pois ja tenho colegas a ler para apresentar então tive que ficar com o ultimo e não estou a conseguir seguir a historia :I

    ResponderEliminar
  4. OI, CARLA
    ADOREI SEU BLOG

    ESTOU LOUCA PARA LER ESTE LIVRO.
    VOCÊ SABE ONDE CONSIGO BAIXAR?

    BJJSSS...

    ResponderEliminar
  5. ESTOU DEESPERADA POR ESSE LIVRO,MAS NÃO O ENCONTRO NEM EM LIVRARIAS AQUI NO BRASIL,POR FAVOR,SE SOUBER ONDE ENCONTRÁ-LO MESMMO QUE SEJA PARA BAIXAR AJUDE-ME!

    ResponderEliminar
  6. ESTOU DEESPERADA POR ESSE LIVRO,MAS NÃO O ENCONTRO NEM EM LIVRARIAS AQUI NA MINHA CIDADE NEM NA NET,ONDE ENCONTRO TA COM O LINK TROCADO E QDO ABRO É O CIRCULO DO MEDO,POR FAVOR,SE SOUBER ONDE ENCONTRÁ-LO PARA BAIXAR AJUDE-ME!
    ROSANA MONI

    ResponderEliminar
  7. Estou louco para ler este livro, mas não encontro o ebook dele para vender aqui no Brasil e no site da editora eles não permitem a compra por pessoas que não são sa região européia. Você saberia de algum lugar onde pudesse baixar?

    ResponderEliminar