quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Despertar das Trevas (Karen Chance)

Cassandra Palmer tem o dom de ver o futuro e a capacidade de comunicar com fantasmas. Estas capacidades invulgares, contudo, são mais um problema que uma benesse e, depois de três anos a fugir do vampiro que, desde criança, a controlara, quando este a reencontra, Cassandra irá encontrar-se com toda uma série de problemas.
Partindo de uma premissa envolvente, este é um livro com vários aspectos positivos. Antes de mais, a escrita fluída da autora, pontuada por momentos de um humor muito próprio que, por si só, confere uma vida peculiar à história. Acrescente-se um sistema hierárquico bastante interessante, em que vampiros, magos e outras criaturas sobrenaturais convivem em maior ou menor grau de tolerância. O mais fascinante, contudo, neste primeiro volume da série Cassandra Palmer é a forma como a autora recria algumas personagens históricas - desde Jack, o Estripador à própria Cleópatra - e lhes dá uma nova vida. Isto reflecte-se particularmente em Mircea, para mim a personagem mais fascinante deste primeiro volume e irmão do mítico conde Drácula, não o protagonista do romance de Bram Stoker, mas o igualmente lendário Vlad, o Empalador.
E é este aspecto que me leva ao principal inconveniente deste livro. O ritmo de acção é furiosamente intenso e as transições entre acontecimentos são quase nulas. Se, por um lado, este aspecto torna o livro quase impossível de largar, por outro acaba por roubar destaque à construção do sistema e à caracterização das personagens, deixando por vezes a sensação de que ficam assuntos por explicar e personagens que poderiam ser bem mais exploradas. Curiosamente, esta situação vai-se ajustando aos poucos, sendo que nos capítulos finais, a relação entre acção e caracterização parece estar mais equilibrada e é possível, enfim, conhecer um pouco mais algumas das personagens - nomeadamente Mircea, Louis-César e a própria Cassandra - o que me faz esperar que o excesso de acção não se manifeste nos próximos volumes.
O Despertar das Trevas foi, em suma, um livro que apreciei e que, apesar dos aspectos menos bons, me cativou durante a leitura e que, através dos mistérios de algumas personagens e de um final algo intrigante, me deixou muito curiosa acerca dos volumes seguintes.

5 comentários:

  1. Não é dos títulos que mais me despertam interesse, mas confesso que estou um pouco curiosa.
    Gostei muito de ler a tua opinião.

    ResponderEliminar
  2. ola queria perguntar se sabem se ja ha continuaçao do livro, eu ja o li e fiquei um pouco curiosa com o final ... esta mesmo a pedir um segundo livro ;)

    ResponderEliminar
  3. Em português ainda não, mas a série continua. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu já li...

    E aconcelho-o...

    É fascinante, mas agora vamos ter que esperar uma eternidade pelas continuações...

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu acabei mesmo ontem de o ler... foi daqueles livros que por pouco nao o deixei a meio, demorei um mes a le-lo (coisa que em mim nao e normal), se bem que la mais para o final nao conseguia parar de ler ^^
    A persongem que mais gostei tambem foi mircea.

    Fui ao site da Karen Chance, e esta aga ja conta com 4 livros e o 5º vai sair no verao do proximo ano, por isso pergunto, ja se sabe quando vai sair a traduçao do 2º volume?

    Queria mais do "depois eu parti..."

    ResponderEliminar