sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novidade Guerra e Paz

Enquanto o Mundo inteiro parece sucumbir à crise e ajoelhar-se em frente ao altar da Economia e dos seus gurus. A Economia parece ter metido o Mundo no bolso. Mas há quem resista. O jornalista espanhol Antonio Baños Boncompain, afirma, sem medos, que A Economia Não Existe.
Uma crítica ácida, mas com um enorme sentido de humor, pretende desmascarar esta «religião» que seguimos sem questionar. Em A Economia Não Existe o autor desmistifica números e modelos económicos e dá-nos a conhecer os verdadeiros responsáveis pelo fiasco do sistema capitalista.
Com humor, do mais negro, António Baños Boncompain faz uma leitura transversal dos clássicos e neoclássicos, dos progressistas e reaccionários e mostra que a economia não passa de um sistema de crenças disfarçado de ciência.
Um livro corajoso e destrutivo sobre a econocracia que, apesar de não oferecer soluções, promete dar explicações sem recorrer a conceitos complicados.

Antonio Baños Boncompain é um jornalista quarentão que, um dia, farto de sofrer com os reveses da economia, decidiu deixar de prestar atenção a essa pseudo-ciência.
Tem tido uma vida variada, mas sempre regida pelos cânones próprios de um pensador do início do século: fidelidade ao mileurismo e uma forte adesão à precariedade, tanto laboral como intelectual.
Trabalhou em revistas de grande tiragem, como Panadería e Molinería, Vida Apícola e é colaborador das publicações Que Léer e El Periódico.

2 comentários:

  1. Escrevi, baseado em minha tese de doutorado, um livro com o título "Economia: obstáculo epistemológico". Com muitos fundamentos, demonstrei que não existe realidade econômica, mercado ou algo que possa ser assim considerado. Tenho, porém, dificuldades para publicá-lo. Tanto liberais quanto marxistas estão me negando esse direito nas universidades em que leciono.
    Meu nome é Valter Duarte Ferreira Filho, sou professor de Ciência Política da UERJ e da UFRJ.

    ResponderEliminar