sexta-feira, 11 de março de 2011

Especiais (Scott Westerfeld)

Durante muito tempo, Tally julgou que os Especiais eram um mito. Mas agora é um deles. E, como parte de uma elite dentro das próprias Circunstâncias Especiais, Tally e os restantes Cortadores têm nas mãos uma oportunidade de ouro para acabar de vez com o Novo Fumo. O problema é que nada é tão simples como parece. Nem as suas capacidades são tão superiores como ela julga nem o caminho será tão fácil como poderia parecer. E a cada nova surpresa e através de cada nova descoberta, Tally descobre um mundo em constante mudança. Tal como ela própria.
O ponto de partida deste livro é, de certa forma, similar ao dos anteriores. Tally sofreu uma mudança e as suas recordações e ideias foram alteradas. E então o contacto com um modo de vida diferente vem levantar questões e Tally vê-se, mais uma vez, perante a inevitável necessidade de uma escolha. Há, portanto, uma estranha familiaridade na fase inicial deste livro. Ainda assim, o ritmo envolvente e a sequência de surpresas intrigantes fazem com que a leitura nunca se torne aborrecida, mesmo numa fase onde os elementos essenciais não são assim tão novos.
Há um aumento progressivo de intensidade, tanto no ritmo de acontecimentos como na sua força emotiva e cedo a leitura se torna viciante, ao introduzir mudanças de impacto e progressivas revelações de um mundo que é mais vasto que o que anteriormente fora dado a conhecer. E, no meio de um conflito desencadeado por um plano aparentemente inócuo, de duas formas quase diametralmente opostas de ver o mundo e o futuro e até dos dilemas entre Tally e as pessoas que fazem parte da sua vida, acaba, ainda assim, por ser o crescimento da protagonista, tanto a nível mental como emocional, que revela o melhor e mais interessante desta história. Contrariamente ao que se poderia pensar num primeiro impacto, Tally está longe de ser perfeita a nível de personalidade, o que acaba por conferir à sua evolução uma maior força.
Envolvente e intrigante, Especiais surpreende principalmente pelo desenvolvimento de um mundo que, não sendo a já conhecida cidade de Tally, também não é o estado aparentemente semi-selvagem dos Fumegantes, bem como pelo final de impacto. Agradável e com alguns momentos marcantes, uma leitura que não desilude.

2 comentários:

  1. Não gostei tanto deste como dos dois primeiros - tens razão, é um bocado repetitivo; no entanto o autor dá uma reviravolta completa no quarto volume, "Extras". Espero que seja publicado em breve! ^__^

    ResponderEliminar
  2. Estou tão curiosa para ler este livrinho!!

    Já li os outros dois e adorei! =D

    bjs*

    ResponderEliminar