quarta-feira, 16 de novembro de 2011

7 Ideias Filosóficas que Toda a gente Deveria Conhecer (Desidério Murcho)

Expressões como "Só sei que nada sei" ou "No meio é que está a virtude" são, nos dias que correm, sobejamente conhecidas. Mas e quanto às ideias que as definem? Este livro sintetiza, em menos de cento e cinquenta páginas, o essencial sobre uma série de ideias filosóficas que, de base mais ou menos conhecida, têm todo um conteúdo mais amplo a aprofundar.
Escrito de forma acessível e apresentando de forma sucinta e cativante cada uma das ideias que se pretende explorar, este livro funciona como uma interessante base para a descoberta da filosofia. Não são necessárias grandes leituras prévias para assimilar os conteúdos apresentados. O que fica, aliás, é a curiosidade em aprofundar mais, em conhecer mais e, para isso, é relevante referir a lista de possíveis leituras apresentada no final deste livro. Trata-se, portanto, de uma boa leitura introdutória, que transmite uma ideia geral bastante clara de algumas temáticas filosóficas importantes.
Se a globalidade é abrangente e interessante, também a forma como cada uma das ideias é abordada é um elemento crucial para o interesse dessa globalidade. Com uma breve contextualização histórica para a época e o pensamento em que cada uma das ideias surgiu, é possível associar cada ideia ao seu contexto. Ao apresentar os principais focos de discussão associados a essa ideia, levanta-se uma série de questões interessantes.
Este é, portanto, um livro que estimula a descoberta de mais conhecimento. Apresentando com clareza as bases de vários temas, leva o leitor a reflectir sobre cada um deles e a querer saber mais. Trata-se, por isso, de uma boa porta aberta para a descoberta da filosofia. E, por tudo isto, de uma leitura que apreciei.

1 comentário: