segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Reflexo de Emoções (Ana Rita Rendas)

Poemas, reflexões e algumas imagens. É destes três elementos que surge este Reflexo de Emoções, no fundo uma reflexão pessoal sobre o mundo e as formas de estar perante a vida. De forma simples e directa, a autora reflecte sobre questões que, sendo comuns a muitos, não são por isso menos importantes: o crescimento, a escolha de um futuro, a morte, a posição perante a sociedade.
Sendo o carácter pessoal algo que se evidencia em toda a leitura, tanto pelas fotografias incluídas no livro como pela própria forma de expressão da autora, é, ainda assim, interessante notar como se diferenciam as duas formas de abordar os diferentes temas. O que, na poesia, transparece de forma bastante simples, é, nas reflexões em prosa, um pouco mais desenvolvido.
Há, portanto, algumas diferenças que se evidenciam nas duas formas de expressão. Como elemento comum a ambas está a mensagem positiva, quase um apelo a uma postura optimista perante a vida. Mas na poesia, talvez em grande parte devido às limitações impostas pela estrutura escolhida, é inevitável a sensação de que mais haveria a dizer. O essencial da mensagem está lá, é certo, mas parece, por vezes, ser apresentada de forma um pouco curta, quando haveria bastante mais para aprofundar. Já na prosa há uma maior liberdade a nível de expressão da mensagem e, ainda que os textos sejam relativamente curtos, a impressão que fica é a de uma visão mais completa. Sempre do ponto de vista muito pessoal da autora, mas com fluidez e a medida adequada de reflexão.
O que fica, pois, desta curta leitura é, principalmente, a força e o optimismo da mensagem (ainda que de forma mais clara e mais marcante nos textos em prosa), num livro que se mostra como uma obra bastante pessoal, mas que, ainda assim, dá ao leitor bastante em que reflectir.

1 comentário: