sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Wishlist


Wishlist. Todos - ou quase - temos uma. E, com o passar do tempo e a descoberta de novos livros, é um facto natural que a wishlist vai crescendo, crescendo até ser difícil ver-lhe o fim. Mas gostos e preferências também evoluem e, às vezes, livros que pareceram interessantes a uma primeira impressão, acabam por ficar esquecidos na vastidão da lista, enquanto que outros permanecem como mais desejados, prioritários. Com as suas razões, naturalmente.
Mas e se... Se fosse preciso escolher, de entre a imensa wishlist, os tais livros mais desejados? E explicar porquê? A tarefa não se afigura fácil, mas vale a pena tentar. Por isso, aqui ficam os meus.

1. Bridge of Dreams (Anne Bishop)

Para quem me conhece, quase não são precisas explicações para este livro estar aqui. Anne Bishop é a minha autora preferida, por isso, cada novo lançamento sobe imediatamente ao topo da wishlist. Além disso, li recentemente o The Voice, que introduz um lugar muito interessante de Ephemera e que, ao que parece, será mais desenvolvido neste livro. As expectativas são altas, portanto, e as razões para querer este livro não podiam ser melhores. 

2. A Rapariga que Roubava Livros (Markus Zusak)

Já ouvi dizer tanto e tão bem sobre este livro que a curiosidade é mais que muita em ler essa história que parece ser tão marcante. O tema promete uma leitura impressionante, é certo. E consta que o narrador é a Morte, o que torna as coisas ainda mais interessantes... Também aqui as expectativas são altas.

3. Dreamsongs (George R.R. Martin) 

Ok, são dois. Dois livros e muitas histórias, escritas pelo autor das Crónicas de Gelo e Fogo. É preciso dizer mais?

4. A Noite de Todas as Almas (Deborah Harkness)

Neste caso, foi essencialmente a sinopse a despertar-me a curiosidade para este livro. Tudo aponta para uma conjugação de vários elementos sobrenaturais que me interessam, o que me cria expectativas de uma história interessante.


5. O Quarto Arcano (Florencia Bonelli)

Pois, também são dois, mas a verdade é que penso neles como uma história em dois volumes. Estão aqui porque, durante o ano, tive a oportunidade de ler o primeiro livro de uma outra trilogia da autora e achei o protagonista estranhamente fascinante. Também gostei muito da história, daí que tenha curiosidade em ler outros livros desta autora.

6. A Vida de Pi (Yann Martel)

Mais um livro de que ouvi maravilhas e que me despertou curiosidade tanto pela sinopse como pelas muitas boas opiniões com que me tenho cruzado. A sinopse parece prometer uma história complexa e interessante e já ouvi dizer que o impacto emocional consegue ser bastante forte. Mais uma vez, só boas razões para querer ler.

7. A Última Carta de Amor (Jojo Moyes)

Jojo Moyes foi uma das muitas descobertas que fiz graças à Célia, do Estante de Livros. Até agora, só li um livro da autora e gostei muito. Dos que ainda não li, escolhi este para estar aqui por achar o cruzamento entre presente e passado que se insinua na sinopse particularmente cativante.

8. The Weird (Ann VanderMeer e Jeff VanderMeer)

Gosto de contos. E, no que toca a antologias de contos, não podia escolher maior e mais promissora que esta. Extensa, com uma grande lista de nomes incluídos, desperta-me imensa curiosidade.

9. A Lâmina (Joe Abercrombie)

Sempre tive vontade de ler este livro (e os seguintes da trilogia), principalmente porque a ideia de um mundo fantástico de contornos mais obscuros nunca deixa de me chamar a atenção. Até agora, a oportunidade de o ler ainda não surgiu, por isso o livro continua na wishlist. 

10. Rebecca (Daphne du Maurier)

Mais uma das muitas recomendações retiradas do Estante de Livros. O que me despertou curiosidade foi a opinião da Célia, e bastou para a adicionar à wishlist, e essa curiosidade aumentou um pouco mais a cada nova opinião positiva. Além disso, a história parece ser exactamente o meu género, pelo que também aqui as expectativas são altas.

E já está. Ou não? Dez... ok, doze... livros escolhidos, fica, inevitavelmente, a sensação de que muitos ficam de fora. Alguns por serem segundos, terceiros, enésimos volumes de séries em curso e que, por isso, serão lidos, mais cedo ou mais tarde, - claro que o Bridge of Dreams também é parte de uma série, mas sendo da minha autora preferida, tinha necessariamente de o referir - , outros porque simplesmente não há espaço numa lista tão curta para referir todos. 
Escusado será dizer que a wishlist é muitas vezes maior. É isso que torna qualquer escolha difícil. Mas qualquer um destes, pelas razões já mencionadas, tem um lugar prioritário na minha - muito, muito longa - lista.

11 comentários:

  1. Olá Carla,
    Como deves saber sigo o teu blogue desde... sempre! E, por isso, é para mim muito interessante descobrir alguns livros que desejas ler e confirmar que alguns destes coincidem com as minhas preferências. Lês muito e sei que não pelo melhor dos motivos, no entanto imagino o quão gratificante seja, mas adiante... Bishop, também é a minha autora favorita no género, espero que este seja publicado em PT.
    "A Rapariga que Roubava Livros", tens mesmo de ler, se quiseres envia-me email que eu empresto-te. É maravilhoso, marca o leitor.
    "A Lâmina" e "A Noite de Todas as Almas", tenho ambos para ler, se um dia quiseres também te empresto, sem problemas.
    E, por fim, "A Vida de Pi" é um livro que me desperta exactamente a mesma curiosidade que a ti.
    Espero que o "Pai Natal" seja generoso e que as nossas "Wishlist" se torne um bocadinho mais pequena.

    Beijinho, boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla, bela lista... :)
    Este título da Bishop já saiu? Bem, já me tinhas dito que o The Voice só existe para e-readers, presumo que o mesmo aconteça com este segundo livro. Não?

    Bj e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla,
    Acho que é unânime que o “A rapariga que roubava livros” é um daqueles livros que tens que ler. Mas, e quanto a mim, o A noite de todas as almas, é lá essas coisas. Não gostei especialmente .
    Na minha lista o “A vida de Pi” está num dos lugares cimeiros.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Alice. A minha wishlist é um mundo. Isto é só uma muito pequena amostra... :)

    O Bridge of Dreams já saiu... no original, e em capa dura. O paperback deve sair em Março de 2013.

    ResponderEliminar
  5. Patrícia... Já vi opiniões muito diferentes sobre o A Noite de Todas as Almas, houve quem gostasse muito, houve quem não o achasse grande coisa. Mas a sinopse parece tão interessante que não consigo evitar a vontade de o ler. :)

    ResponderEliminar
  6. Olá, Elphaba. :)

    Pois é, leio imenso e, pelo menos enquanto o tempo livre for muito, devo continuar assim. Mas há sempre muito mais para ler, não é?
    Estou a ver que o A Rapariga que Roubava Livros é uma recomendação consensual. Tenho mesmo de ler isso. :)

    ResponderEliminar
  7. Tens aí livros que fazem parte dos meus favoritos de sempre: "A Rapariga que Roubava Livros" e "Rebecca". Quase ponho as mãos no fogo em como vais gostar :)

    "A Vida de Pi", também tenho imensa curiosidade em lê-lo. Vai ser em Fevereiro, para um desafio.

    Essa da Jojo Moyes já li e gostei muito.

    De resto, li esses dois da Florencia Bonelli e não gostei :P

    ResponderEliminar
  8. Bem, estou a ver que estão bem escolhidos. :)

    Quanto ao da Florencia Bonelli, depois de ler a tua opinião as expectativas baixaram um bocadinho. Mas gostei muito do Cavalo de Fogo (principalmente pelo protagonista), por isso continuo com vontade de o ler.

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante deste post! Dentro da minha wishlist também há alguns livros que quero ler mais do que outros. Da tua lista, adorei "A Rapariga que Roubava Livros", tens mesmo de ler! E tenho cá o "Rebecca" e o "The Weird", que também tenho muita curiosidade. :)

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Diana. :) O The Weird conquistou-me com a lista de autores, deve ter muita coisa boa.

    ResponderEliminar
  11. Bela listinha! ;)

    Anne Bishop é fantástica, tenho que lhe voltar a pegar em breve. Daí, tenho A lâmina e o Dreamsongs 1 (o 1.º ainda não acabei e o segundo é bom; é martin e está tudo dito). ^^

    ps - tb tenho ouvido maravilhas da moça que gamava livros, mas ainda não o tenho. mas está na lista, sem dúvida.

    ResponderEliminar