terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Balanço de 2014

E lá passou mais um ano. Foi rápido, não foi? Mas foi também um ano muito bom. De menos leituras que 2013 - um total de 237 este ano - mas de muito boas leituras, também 2014 trouxe algumas boas descobertas, uns quantos reencontros e uma ou outra surpresa. De todos os livros que me passaram pelas mãos este ano, não é fácil - nunca é - escolher os melhores. Mas a escolha deste ano é:


Muito bem escrito, com um vasto leque de personagens fortes, um cuidado desenvolvimento do contexto e o melhor dos equilíbrios entre todos os elementos que lhe dão forma, este é um livro que cativa desde as primeiras páginas e nunca deixa de surpreender, marcando tanto pelos momentos de tensão e emoção vividos pelas personagens como pelo contexto em que estas se movem. Sem dúvida alguma, a melhor leitura do ano.


Também um livro belíssimo, com os seus muito vincados contrastes. Da inocência da infância à crueldade justificada pelo preconceito, todo este livro é uma grande lição de humanidade. Uma lição envolvente, muitíssimo bem escrita e cheia de emoção.


Um final de trilogia que talvez não seja o mais desejado para as personagens, mas que é o mais adequado para uma aventura repleta de acção e de emoção, cativante e surpreendente, e com o espírito de sacrifício e a definição daquilo por que vale a pena lutar a surgirem como uma grande mensagem.


Sendo de uma autora que nunca falta nas minhas escolhas de favoritos, este livro é tudo o que seria de esperar. Envolvente, emotivo, com um mundo maravilhoso e um belíssimo equilíbrio entre todas as partes que o compõem. Um delicioso reencontro com personagens já conhecidas e a descoberta de novos caminhos num mundo repleto de potencial.


Supreendente no brilhante equilíbrio entre os aspectos técnicos e a tensão emocional da situação do protagonista, este é um livro que cativa desde cedo e que nunca perde a envolvência. Cativante, intenso e com um protagonista fortíssimo, também este é um livro que fica na memória.


Particularmente brilhante dentro do género, Julia Quinn consegue equilibrar humor e diversão com um lado emotivo muito cativante e um romance que, apesar dos momentos caricatos, nunca deixa de ser credível. São estes os elementos que tornam viciantes os livros da autora e este em particular tem uma história deliciosa.


Cheio de surpresas, com um enredo intenso e personagens muito fortes, este é o início de uma série que promete muito de bom. Com uma história em que, de um momento para o outro, tudo muda, este livro consegue também surpreender com a natureza das personagens que o povoam. Em particular Will Trent, cujo potencial apenas começou a ser desvendado.


Menos surpreendente que o anterior, mas, apesar disso, com muitas qualidades, este é um livro que marca, acima de tudo, pelas emoções que desperta e pela força do protagonista que lhe dá nome. Gabriel é um indivíduo fascinante e isso é razão mais que suficiente para tornar esta leitura memorável.


E mais Julia Quinn. As razões para que este livro esteja nesta lista são sensivelmente as mesmas que para o anterior. Mas importa acrescentar, no que diz respeito a esta história em especial, a forma como a autora desenvolve os fantasmas do passado dos protagonistas sem perder a leveza e o humor que tornam esta série tão cativante.


De ambiente sóbrio e misterioso, com uma história em que o tempo acaba por ser uma personagem por direito próprio, este é um livro que fica na memória por, apesar da distância sentida para com o protagonista, proporcionar uma leitura intrigante ao mesmo tempo que tece considerações sobre o valor do tempo - e do que fazemos dele. 

Planos para o que se segue? Nada de muito específico. Numa palavra, continuar. Continuar a perder-me entre as páginas de tantas e boas histórias que estão por aí à minha espera e continuar a vir aqui partilhar com quem me lê o que achei de todas essas histórias. É essencialmente isso.

E desejos para 2014? Também os de sempre. Por isso, para quem por aqui passa, ficam os votos de um 2015 sempre melhor do que os dias que já passaram. E com muitas e boas leituras, pois claro!

Até para o ano! ;)

8 comentários:

  1. Bom ano de 2015 com ainda mais leituras que 2014 te trouxe. Gostava de poder ter acesso aos livros que lês-te é possível para poder me inspirar, um número tão significativo é sinal de uma boa qualidade literária.
    Mais uma vez um bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma lista longa, mas estão todos comentados aqui no blogue. :) Bom ano e boas leituras!

      Eliminar
  2. Uma das melhores novidades de 2014 foi a reedição dessa obra-prima da história universal que é o livro da Harper Lee. Uma obra fabulosa.
    Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
  3. Desses todos li o da Harper Lee (gostei muito), o do Andy Weir (esperava gostar mais), so da Julia Quinn (adoro os Bridgertons) e o da Diane Setterfield (não gostei muito). Tenho muita curiosidade em relação ao primeiro da tua lista.
    Bom ano de 2015, Carla :)

    ResponderEliminar