segunda-feira, 11 de abril de 2016

A Vingança Serve-se Quente (M.J. Arlidge)

Três incêndios na mesma noite, nenhum deles acidental. Um deles, ateado numa residência, deixou dois membros de uma família a lutar pela vida, outro com ferimentos consideráveis e o último sem saber o que fazer. E, apesar de tudo indicar que os vários incêndios têm de estar relacionados, não há nenhuma pista, nenhuma ligação evidente. Depois de uns quantos meses de relativa tranquilidade, a detective Helen Grace vê-se mais uma vez a braços com um grande caso. E, mais uma vez, com os demónios pessoais a pairar por perto e as peculiaridades de uma nova chefia para assimilar, Helen terá de pôr em acção todos os meios e descobrir o responsável... antes que ele volte a atacar.
Um dos aspectos mais cativantes desta série - e escusado será dizer que este quarto livro não é excepção - é a forma como o autor conjuga uma estrutura aparentemente simples, com capítulos curtos e a acção e o mistério a dominarem a narrativa, com um enredo onde não só nada é o que parece, mas também há complexidades insuspeitas a espreitar em cada esquina. Sendo Helen a maior de todas, pois claro, com o seu passado a pairar sobre quase tudo o que faz.
Para esta impressão de equilíbrio entre a fluidez envolvente da narrativa e as complexidades que lhe estão subjacentes contribui em muito a forma como o autor desenvolve o enredo, alternando entre diferentes pontos de vista, sem se cingir às personagens mais relevantes, mas antes percorrendo todas as que têm algo de pertinente a acrescentar. Isto abre, desde logo, duas grandes e interessantes possibilidades: a de entrar na cabeça das personagens, seguindo pistas e compreendendo motivações como que de dentro da sua própria pele; e a de conduzir o leitor de surpresa em surpresa, pois, por vezes, são os próprios pensamentos e acções das personagens a apontar num sentido diferente.
Também muito cativante é a forma como um caso essencialmente independente se conjuga com uma série de pequenas coisas vinda de trás - ou, quem sabe, até dando pistas para o que se seguirá - para moldar uma história que é completa em si mesma, mas que mantém bem firmes as relações com a história passada das personagens. Mais uma vez, Helen é o caso mais evidente, mas não o único. Charlie, em particular, ocupa uma posição bastante interessante neste aspecto, pois o que viveu anteriormente molda a sua forma de agir.
E, claro, tudo no caso é muitíssimo interessante, desde os passos em falso à revelação final, passando por todas as pequenas pistas - falsas e verdadeiras - seguidas ao longo do percurso. Tudo - por mais pequeno que pareça - contribui para a intensidade do enredo e para o ritmo cada vez mais viciante que parece ser característico dos livros deste autor.
A soma de tudo isto é, claro, um livro que corresponde inteiramente às expectativas. Intenso, surpreendente, com a mistura certa de tensão, intriga e emoção, prende desde as primeiras páginas e não larga até ao final, deixando, inclusive, já uma pista para algo do que poderá vir a seguir. Elevam-se, assim, ainda mais as expectativas para mais um livro que se quer tal como este: muito bom.

Título: A Vingança Serve-se Quente
Autor: M.J. Arlidge
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Já encomendei o primeiro livro deste autor e mal posso esperar para o ler!!!

    Convido-a a ir ler o novo post do blog!!
    Beijos!!
    http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar