domingo, 3 de fevereiro de 2019

A Fórmula do Amor (Helen Hoang)

Stella tem uma mente brilhante para os números, mas a sua síndrome de Asperger faz com que as suas interacções sociais tenham sérias limitações. Só que os pais delas querem netos e Stella está decidida a fazer-lhes a vontade, o que implica um relacionamento. Sentindo que precisa de melhorar, Stella decide procurar ajuda contratando um acompanhante que a ensine a ser melhor no sexo. Mas Michael tem muito mais do que isso para lhe ensinar. Atraente e encantador, mas com um passado conturbado que lhe impõe também as suas limitações, Michael começa por aceitar, com alguma relutância, a proposta de Stella. Mas, à medida que começam a interagir e a conhecer-se melhor, algo começa a despertar entre ambos. Algo de profundo e de verdadeiro... se estiverem dispostos a deixá-lo crescer.
Com um duo de protagonistas tão peculiar quanto carismático e uma história que parte de um estranhamente enternecedor constrangimento inicial para se tornar depois num crescendo de sentimentos profundos, este é um livro que cativa desde muito cedo e não deixa de surpreender até ao fim. Leve nos momentos certos, mas também com o equilíbrio ideal de humor, sentimento e sensualidade, é um daqueles em que mal damos pelas páginas a passar, tal é a vontade de saber o que acontece a seguir - e, principalmente, se as coisas vão acabar como desejamos para os protagonistas.
Parte desta sensação de proximidade vem de uma construção das personagens que vai muito mais fundo do que apenas a relação entre ambos. Stella, com a sua mente eficiente e os seus bloqueios sociais, tem experiências passadas e hábitos arraigados a condicionar cada passo que dá, e isto é marcante não só pela superação presente, mas pelos efeitos que, à medida que os acontecimentos passados vêm à tona, se tornam também mais evidentes. Michael, por sua vez, é uma estranha mistura de encanto e de sombras, com uma vida familiar cheia de ternura e capaz de despertar sorrisos enormes, mas com um passado cheio de fantasmas e de imposições que o prenderam à vida que tem. E a aproximação de ambos, com o desvendar destes aspectos não só ao leitor, mas também um ao outro, serve de base a uma relação mais sólida, mais completa... e mais complexa também, pois tudo isto implica os seus obstáculos. 
Surge então um contraste muito interessante: o de uma história de vidas complicadas contada com inesperada e deliciosa leveza. Pois a autora consegue dar a cada momento a forma que mais expande o seu potencial. Seja um jantar em família, um momento de sensualidade, uma grande discussão ou um simples gesto de conforto, em tudo surge o equilíbrio perfeito, pois tudo flui da forma mais natural.
No fim, fica esta deliciosa imagem: a de uma história cheia de romance e de humor, mas também de tensão, emoção e descoberta. Uma história de superação de obstáculos contada com toda a mestria e ternura de um enredo tão natural quanto a complexidade das suas personagens. Intenso, surpreendente, delicioso. E muito, muito bom. 

Autora: Helen Hoang
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Indicação anotada para as próximas leituras!

    Abraços,

    Araceli

    @pedradosertao
    www.pedradosertao.blogspot.com.br

    ResponderEliminar