segunda-feira, 1 de abril de 2019

Citações de Jesus Cristo

Para alguns, foi apenas um homem. Para outros, o filho de Deus. Mas, independentemente da crença, a mensagem e as ideias nunca deixam de ter a sua relevância, até porque para todos os temas e valores há uma citação dos evangelhos. São essas citações, organizadas por tema e complementadas com alguns pormenores da história daquele que as proferiu, que dão forma a este interessante livro.
Sendo certo que é sempre o conteúdo de um livro o mais importante, importa, ainda assim, começar por destacar o aspecto visual, já que as várias imagens, bem como a organização dos vários elementos, contribuem em muito para fazer deste um bom livro a que regressar em busca de uma citação específica - ou de várias para um tema em particular. A primeira impressão surge, pois, deste aspecto, e é a de um livro bonito e acessível.
Quanto ao conteúdo em si, sendo maioritariamente composto por citações dos quatro evangelhos, não trará nada de muito novo, principalmente aos crentes. Mas, ao organizar as citações por temas, fica-se com uma visão algo diferente, pois é possível ver não só a recorrência de alguns assuntos, mas a mensagem enquanto elemento separado da história. Este último aspecto contribui também para que a leitura seja igualmente interessante para os não crentes, pois acredite-se ou não num Jesus Cristo filho de Deus, as ideias e os valores têm a mesma relevância.
É inevitável uma certa repetição, até porque os evangelhos de onde estas citações são retiradas têm muitos episódios e discursos em comum (como é, aliás, natural). Mas também esta repetição alcança um efeito inesperado devido à organização por temas: é que, ao reencontrar a mesma citação, ou uma semelhante, agrupada sobre um tema distinto, torna-se evidente a interligação entre os vários assuntos. Além disso, as pequenas curiosidades complementares - curiosamente organizadas em listas - realçam esta mesma abrangência: a mesma ideia abrange múltiplos contextos, da mesma forma que uma vida terá bastado para dar forma a uma mensagem vasta.
Cativante e acessível, trata-se, pois, de um livro interessante para crentes e não crentes e que tão facilmente se lê do início ao fim como pode ser utilizado para procurar um tema ou citação específica. Uma boa leitura, em suma, para recordar ou conhecer a mensagem.

Origem: Recebido para crítica

1 comentário: