quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Quinas e Castelos (Miguel Metelo de Seixas)

As quinas, os castelos, a esfera armilar, a cruz de Cristo... todos conhecemos estes símbolos que, de uma forma ou de outra, se tornaram parte da identidade nacional. Mas do que falamos realmente quando falamos em brasões e, especificamente, do escudo de armas do rei? Este livro traça um retrato da evolução, em termos de heráldica, das armas reais e da forma como estas reflectem contextos, alianças e até mesmo mudanças de regime. Porque o símbolo pode ter-se tornado comum aos nossos olhos, mas isso não significa que não tenha uma história complexa.
Para quem, como eu, chega a este livro com escassos conhecimentos de heráldica, a leitura pode parecer inicialmente um pouco confusa, dada a abundância de regras e termos específicos. Para estes, a solução está no glossário final, que permite compreender melhor os elementos a que o autor se refere. Já as primeiras, vão-se captando aos poucos à medida que a leitura avança. Sim, a confusão inicial torna o arranque um pouco mais pausado e seria interessante ver uma explicação geral prévia. Mas tudo se torna claro no fim.
Há também vários aspectos interessantes além das normas e construções propriamente ditas. Destaca-se, por exemplo, o facto de o simbolismo dos vários elementos nem sempre ser tão linear como aprendemos na escola, havendo até casos em que o significado é múltiplo, alterando-se consoante o contexto e a época em que é visto. E também a evolução dos símbolos, com as respectivas justificações e contexto histórico a darem toda uma nova perspectiva ao que é, afinal, muito mais do que um simples elemento visual.
É um livro que, apesar da relativa brevidade, exige atenção constante para assimilar todos os pormenores. Entre símbolos, regras, intervenientes, mudanças de cenários, de estatuto, de regime, há todo um conjunto de variantes a surgir, trazendo consigo novas motivações e contextos. Assim sendo, é um livro que, apesar de breve, é bastante exigente.
Vale a pena o esforço? Vale, com certeza, até porque uma coisa é certa: chega-se ao fim com um conhecimento mais amplo sobre o tema, e com vontade de saber ainda mais. E, se a desorientação inicial dá lugar a um vasto conjunto de conhecimento, então a impressão que fica não pode ser outra que não a de uma boa leitura.

Autor: Miguel Metelo de Seixas
Origem: Recebido para crítica

2 comentários:

  1. Este livro é fundamental e basilar para se conhecer e compreender o surgimento, evolução e significado das armas nacionais. Os sinais que fazem parte do escudo nacional e o seu significado, desde o escudo de D. Afonso Henriques que deu origem às quinas, até às mudanças introduzidas pela república, passando pela inclusão da bordadura de castelos por D. Afonso III como uma diferença heráldica. Absolutamente obrigatório em todas as estantes portuguesas...!

    ResponderEliminar