quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Mulheres sem Medo (Marta Breen e Jenny Jordahl)

Em cento e cinquenta anos, muito mudou no que diz respeito aos direitos das mulheres, o que não significa que todo o trabalho esteja já feito. Em alguns países, há, na verdade, um longo caminho a percorrer. Mas conhecer o longo caminho já feito - e as suas protagonistas - é um bom ponto de partida para reflectir sobre o tema. Além disso, muito há a aprender com estas mulheres sem medo, aquilo por que decidiram lutar e a coragem que foi necessária para o fazer.
Um dos primeiros aspectos que importa destacar acerca deste livro é a acessibilidade do formato, que, além de resultar num livro visualmente bonito, permite que seja lido por leitores de todas as idades. E, tendo em conta o tema, começar a ler cedo sobre o assunto é sempre pertinente - além, claro, de muito interessante. Partindo de um conjunto de figuras centrais - as tais mulheres sem medo que dão nome ao livro - traça não só a história das suas vidas e lutas, mas também uma visão da evolução dos direitos das mulheres e da forma como estes continuam ainda a ser, em certos locais e contextos, mais discutíveis do que deveriam. É, pois, simultaneamente uma leitura leve e carregadinha de matéria para reflexão.
Outro ponto que importa naturalmente destacar é a arte, nomeadamente em dois aspectos: primeiro, os rostos e expressões, que, representando figuras reais, se mantêm fiéis à sua inspiração, mostrando também um estilo próprio que é comum a todo o livro; e segundo, os jogos de cor, que parecem ajustar-se aos ambientes e sobretudo, no caso dos vermelhos, às tensões que retratam. É como se as próprias imagens reflectissem emoção, puxando-nos mais a fundo para a história das suas notáveis protagonistas.
E é, claro, um livro que não se esgota em si mesmo. Cada uma destas figuras - bem como os seus movimentos - tem uma história mais ampla, sobre a qual é difícil não querer saber mais, o que significa que este livro funciona também como um belíssimo ponto de partida para outras investigações e leituras. Afinal, o tema é vastíssimo e cada uma destas mulheres é uma inspiração.
Leve e cativante, mas repleto de material para reflexão, além de notável pelas suas protagonistas, trata-se, pois, de uma belíssima leitura para conhecer a evolução dos direitos das mulheres e as muitas mulheres sem medo que travaram - e continuam a travar - essa luta. Um livro a ler - e reler - por todos.

1 comentário:

  1. Olá,
    Adorei ler essa sua resenha e conhecer esse livro. Quero pegar mais livros com a temática feminista e acho que essa será uma ótima leitura.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar