sábado, 19 de setembro de 2009

Orbias - As Guerreiras da Deusa (Fábio Ventura)

Noemi é, aparentemente, apenas uma rapariga normal, com os seus problemas e inseguranças. Mas a sua vida está prestes a mudar. Quando, uma noite, é atacada por um desconhecido, descobre, subitamente, que é a reencarnação de uma guerreira ancestral, com a missão de salvar tanto a Terra como Orbias, o novo mundo que acaba de descobrir.
Com uma escrita livre, descontraída e bem-humorada, apesar de ainda no início da sua evolução, Fábio Ventura apresenta-nos uma primeira obra promissora e envolvente. Todas as mudanças e surpresas com que o leitor é confrontado ao longo da história fazem de Orbias um livro viciante. Além disso, o final completamente imprevisível e muito misterioso deixam-nos ávidos de uma possível continuação.
Outros aspectos positivos são a diversidade de personagens e de momentos emocionais, que levam o leitor a estabelecer amores e ódios de estimação, a rapidez com que a história evolui, sem momentos monótonos (às vezes, a transição chega a ser demasiado rápida), e aqueles pequenos símbolos a nossa cultura, que, ainda que velados, estão bem presentes, e revelam bem a vontade do autor em espelhar a sua identidade.
Evidentemente que, sendo uma estreia, haverá alguns aspectos a melhorar, nomeadamente na evolução da escrita. Existem algumas frases que soam um pouco estranhas, mas acredito que a evolução do autor nos revelará ainda mais a sua magnífica capacidade imaginativa. À parte esse aspecto, e o de algumas gralhas que escaparam na revisão, Orbias é, sem dúvida, um bom livro, principalmente para um público mais jovem, e traz consigo uma história apaixonante.
Por aqui, gostei e recomendo. Ficarei atenta aos próximos trabalhos deste autor.

1 comentário:

  1. Ainda no outro dia estive para comprar este livro mas não achei a sinopse suficiente para me convencer pela compra efectiva. Para a próxima tenho de lhe dar uma hipotese de vir parar à minha estante :)

    ResponderEliminar