quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um Grito de Ajuda (Steve Mosby)

Dave Lewis, sócio e autor da revista Anonymous Sceptic, vê-se subitamente envolvido numa situação complexa quando, sem motivo aparente, um assassino em série começa a atacar as suas ex-namoradas. O seu método é cruel, amarrando-as a uma cama e abandonando-as para morrer à sede. A situação complica-se quando o assassino captura Tori Edmonds, uma mulher muito especial, e decide jogar com as emoções de Dave. Então, enquanto se evade às suspeitas da polícia, Dave terá de cumprir as instruções do misterioso assassino e de fazer tudo para salvar a mulher que, apesar do seu passado, talvez ainda ame.
Um policial de forte componente psicológica, este é um livro que agarra o leitor desde a primeira página. Neste livro, os seus principais intervenientes são vítimas de passados conturbados e de perdas chocantes e, como tal, o passado interliga-se constantemente com o presente, ditando muitas vezes as formas de reacção dos personagens. Além disso, a forma fluida e envolvente como o livro se desenvolve, sem momentos desnecessários, deixa o leitor completamente pendente da acção, secretamente a apoiar a luta do protagonista ao mesmo tempo que tenta, através das pistas por vezes falsas que o autor nos dá, descobrir quem é o assassino.
Como grande ponto positivo deste livro, temos ainda o clímax da história, quando o que começa como múltiplas histórias fragmentadas acaba por revelar as suas ligações, numa complexa rede que culminará na descoberta final. De destacar também a versatilidade das personagens, reveladoras de uma capacidade de representação surpreendente, mas coerente na forma como se desenvolve.
Em suma, um excelente livro para quem apreciar o policial, mas também para os fãs do horror psicológico, uma obra que não posso deixar de recomendar. Além disso, é um livro que, nalguns dos seus momentos, deixa o seu leitor a pensar sobre uma série de circunstâncias. Afinal, quais são as derradeiras consequências de cada pequeno acto?

Sem comentários:

Enviar um comentário