sábado, 12 de dezembro de 2009

Que Cavalos são Aqueles que Fazem Sombra no Mar? (António Lobo Antunes)

São irmãos e a mãe está às portas da morte. Esta é a história deles, do passado e do presente, das memórias, das emoções, dos amores e dos ódios. Pequenas e grandes coisas, rasgos de emotividade e crueldade, silêncios e palavras. E, neste livro, cada um deles tem voz, desde o que pretende roubar tudo aos irmãos, à que tem um rosto estranho e, por isso, não tem ninguém.
Este foi o meu primeiro encontro com a escrita de António Lobo Antunes e devo confessar que também uma das opiniões mais difíceis de transmitir em palavras. A escrita do autor tem um estilo muito próprio, como se divagasse pelos sentimentos e memórias das personagens, transcrevendo-as à medida que surgem, por vezes aleatoriamente. O lado positivo deste aspecto é a visão clara e quase palpável do que se passa na mente das personagens. O negativo é que a história fica, a maior parte das vezes, perdida entre as divagações e reflexões, tornando este livro numa obra difícil de acompanhar.
Sabendo de antemão que a escrita deste autor é do género que desperta ódios e paixões, foi-me, contudo, difícil estabelecer uma opinião clara. Se, por um lado, a forma como a narrativa se desenrola, de forma fragmentária e envolvida pelas múltiplas camadas dos pensamentos dos protagonistas, torna difícil compreender em pleno o livro e acaba por se tornar, por vezes, um exercício de esforço, existem, ao longo do texto, vários momentos e metáforas de impacto, deixando a vaga sensação de que estamos perante uma imagem que perturba na sua soberba construção.
O que dizer, pois, deste livro? Num balanço final, foi uma leitura que apreciei, de que tirei momentos muito bons e que me deixou com suficiente curiosidade para ler outras obras do autor. Não o recomendaria, contudo, a todos os leitores, já que o seu estilo particular é, como parece ser a opinião geral, tão capaz de conquistar como de afastar de si o leitor.

3 comentários:

  1. Olá. Achei curioso a sua opinião - por se tratar das impressões de alguém que leu pela primeira vez António Lobo Antunes. Deste modo , gostaria muito de citar integralmente o seu artigo no site de António Lobo Antunes - www.ala.nletras.com

    Caso se oponha à citação do seu texto, escreva-nos (no site tem o e-mail de contacto).

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Não me importo absolutamente nada, muito pelo contrário. Fico feliz por querer citar o meu texto.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. Confesso que nunca de António Lobo Antunes (não é tão conhecido cá no Brasil), mas ouvi falar justamente deste livro há pouco tempo e me deu vontade de conhecê-lo.
    Abraços,
    Eduardo.

    ResponderEliminar