terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sangue Oculto (Charlaine Harris)

A resolução de ano novo de Sookie Stackhouse é muito simples. Não se meter em sarilhos que acabem com ela a ser espancada ou ferida. Fácil? Talvez, se Sookie não tivesse uma série de criaturas sobrenaturais nas suas relações. E tudo começa quando, ao regressar do trabalho, Sookie encontra, perdido, assustado e semi-nu, Eric a divagar à beira da estrada, completamente esquecido da sua identidade.
Pegar num livro desta autora é, para mim, praticamente uma certeza de que não me vou desiludir. E, neste quarto livro da saga do Sangue Fresco, a autora atinge um nível ainda superior àquele a que nos tinha habituado. Com a sua escrita fluída e acessível, a sua história envolvente e original e um sentido de humor simplesmente delicioso, este é mais um livro que, tal como os anteriores, é impossível de largar antes da última página. E, se o seu estilo descontraído não tem pretensões a obra prima, é impossível não notar a presença de vários pontos fortes nesta saga e neste volume em particular.
De destacar, antes de mais, a força e a diversidade das personagens. Neste livro, Bill passa para um distante segundo plano e conhecemos um Eric completamente diferente, misterioso como o seu "verdadeiro" ser, mas estranhamente humano, apesar da sua natureza sobrenatural. Por outro lado, temos a inserção de novos elementos mágicos na história, desta vez as bruxas e as fadas. E, apesar de toda a variedade de criaturas irreais que entram neste livro, nunca se torna confuso ou perde ritmo. A acção é uma constante e as ligações entre a história na sua globalidade tornam-se mais evidentes, já que encontramos personagens do livro anterior a desempenhar papéis de importância neste livro, ao mesmo tempo que, apesar de o enredo deste livro em si ter chegado a um ponto final, existe uma série de factores deixados em aberto para o seguinte.
Concluindo... Mais um livro viciante de uma autora que tem vindo a conquistar leitores em Portugal e um livro que não deixará desiludidos os fãs da saga. Depois de me ter envolvido por completo no mundo deste Sangue Oculto, eu, por cá, fico ansiosamente à espera do volume seguinte.

1 comentário:

  1. Esta saga está cada vez melhor! Ainda não li este, mas fico contente por saber que Eric ( a minha personagem preferida) vai ser muito explorada neste volume :)

    ResponderEliminar