Chegam às livrarias a 22 de Fevereiro os livros Representação Política – O Caso Português em Perspectiva Comparada, de André Freire e José Manuel Viegas, e Representação Política em Portugal – Inquéritos e Bases de Dados, dos mesmos autores e a quem se junta Filipa Seiceira. Os artigos reunidos no primeiro são uma versão revista de outros que foram inicialmente apresentados na conferência internacional realizada na Assembleia da República, em 2009, subordinada ao tema «Representação Parlamentar: o caso português em perspectiva comparada». O segundo livro contém um CD-R com os inquéritos e bases de dados sobre a representação política em Portugal. Ambos serão apresentados na Assembleia da República no próximo dia 24 de Fevereiro.
Representação Política – O Caso Português em Perspectiva Comparada estuda, de uma forma pioneira em Portugal, a representação política entendida como o acordo entre as preferências políticas (sobre políticas públicas, ideologia, reforma institucional, integração europeia, deliberação democrática, etc.) dos eleitores e dos deputados. Para tanto, recorre-se sobretudo a dois inquéritos realizados em 2008: um aos deputados, outro aos cidadãos.
Representação Política em Portugal – Inquéritos e Bases de Dados torna acessível à sociedade portuguesa a matéria-prima (inquéritos e bases de dados) de um significativo manancial de estudos sobre a representação política em Portugal, que assim fica disponível para quem quiser desenvolver pesquisas ulteriores sobre este tema.
Sem comentários:
Enviar um comentário