domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dom Vito (Francesco La Licata e Massimo Ciancimino)

Uma perspectiva próxima e esclarecedora das relações entre o estado e a máfia corleonesa. É este o assunto de que trata este Dom Vito, relato da história do famoso (ou infame?) Vito Ciancimino e do papel por este desempenhado nos interesses políticos e financeiros da Cosa Nostra.
Talvez pela significativa colaboração dos dois filhos de Dom Vito na execução deste livro, há mais de relevante para lá do sistema de intrigas e subornos associado à máfia e do percurso em direcção à queda (por vezes devidamente auxiliada) de Dom Vito. Há, nas histórias contadas por Massimo e Giovanni, uma visão do homem por detrás do mafioso, uma precisa descrição das suas manias, medos e comportamentos obsessivos e até um vislumbre das suas verdadeiras preocupações por detrás da figura do homem tirânico que precisa que todos em seu redor vivam em sua função.
Há toda uma série de nomes e entidades envolvidas no percurso de vida de Vito Ciancimino, toda uma vastidão de termos e ligações a assimilar. Assim, dificilmente se poderá dizer deste livro que seja uma leitura fácil. É, ainda assim, bastante esclarecedor no que toca ao nível de ligações estabelecidas entre máfia e política, bem como na apresentação do homem por detrás da lenda. E é provavelmente nesta visão mais pessoal - mas sem sentimentalismos nem justificações para o inexplicável - que reside o maior interesse deste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário