quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Novidade Bertrand

Um germano-americano de quarta geração que agora vive em situação folgada em Cape Cod [e a fumar de mais] e que, na qualidade de batedor da infantaria americana Hors de Combat, quando prisioneiro de guerra, testemunhou o bombardeamento de Dresden, na Alemanha, «A Florença do Elba», há muito tempo, e sobreviveu para contar a história. Este romance é contado um pouco à maneira esquizofrénica e telegráfica das histórias do planeta Tralfamadore, de onde vêm os discos voadores.
Paz.

«Escutem: Billy Pilgrim tornou-se volúvel no tempo.»
Assim começa uma mistura de criação com factos reais, onde a ficção contemporânea e a ficção científica se unem para dar origem a uma das obras literárias mais influentes do século XX.
Deste livro fazem parte a experiência pessoal de Vonnegut na Segunda Guerra Mundial, mas também os habitantes de um planeta extraterrestre chamado Tralfamadore, que mostram ao personagem principal, Billy Pilgrim, o sentido da vida.
Billy Pilgrim (=peregrino) viaja no tempo e no espaço; detém-se em diversos momentos da sua vida, incluindo na sua demorada visita ao planeta Tralfamadore, onde é exibido, juntamente com uma estrela de filmes pornográficos, num jardim zoológico, e na sua experiência na Segunda Guerra Mundial, onde (à semelhança do próprio Vonnegut) é feito prisioneiro de guerra e assiste à destruição de Dresden.

Billy Pilgrim, personagem central desta história, foi inspirado no companheiro de armas de Vonnegut, Edward Crone R. Jr. e tem uma página própria na Wikipedia. A história foi adaptada ao grande ecrã em 1972.

Kurt Vonnegut nasceu em Indianapolis a 11 de Novembro de 1922 e morreu a 11 de Abril de 2007.
Licenciou-se em Química e alistou-se no exército americano, com o qual combateu na Segunda Guerra
Mundial. Foi feito prisioneiro e presenciou o bombardeamento de Dresden. Após a guerra, formou-se em Antropologia. É autor de vários romances, ensaios e peças de teatro, e é um dos autores mais influentes das letras contemporâneas.

Sem comentários:

Enviar um comentário