o ano de 1533 viviam na ilha de Porto Santo um homem chamado Fernão Nunes e uma sobrinha sua, Filipa Nunes. Dizendo-se inspirados pelo Espírito Santo, tio e sobrinha declararam-se profetas. A heresia não podia ser tolerada, e ao fim de dezoito dias os hereges foram presos, sendo levados para a vila de Machico e depois enviados para Évora.
Os Profetas, de Alice Vieira é o primeiro romance não juvenil de Alice Vieira e está a chegar às livrarias. Neste romance histórico, baseado em factos reais, Alice Vieira recria de forma vívida os antecedentes e os dias exaltantes da pregação, os tormentos e mortes infligidos pelas autoridades, e ainda a vida na Lisboa quinhentista, cidade cosmopolita e bela mas sobre a qual se adensam as nuvens da Inquisição e do desastre nacional.
Fiel à História mas não ocultando simpatias, com a voz desassombrada e a mestria da escrita que unanimemente se lhe reconhecem, Alice Vieira oferece-nos em Os Profetas um romance histórico forte que não deixará de empolgar – e comover – os leitores
Sessões com Alice Vieira:
- Dia 21 de Outubro (sexta-feira) na Leya em Aveiro, 18h30.
- Dia 26 de Outubro (quarta-feira) – Lançamento Leya na CE Buchholz, 18.30h
- Dia 28 de Outubro (sexta-feira) na Leya na Pretexto/Viseu, 18h30.
- Dia 03 de Novembro (quinta-feira) na Leya /Funchal, 18h
- Dia 11 de Novembro (sexta-feira) na Leya na Caminho/Santarém, 18h30.
- Dia 16 de Dezembro (sexta-feira) na Leya na Barata/Lisboa, 18h30.
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no suplemento «Juvenil» do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros, tendo, editados na Caminho, mais de cinco dezenas de títulos. Recebeu em 1979 o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa; em 1983, com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil; e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Foi indicada, por duas vezes, como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Foi igualmente apresentada por duas vezes como candidata ao ALMA (Astrid Lindgren MemorialAward). Além de escrever regularmente para a imprensa, é também autora de dois livros de poesia, de várias coletâneas de crónicas e de livros de ficção escritos em colaboração.
Sem comentários:
Enviar um comentário