terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Poemas de um Homem Só (Daniel Costa)

Bastante pessoal e com uma relativa diversidade temática - ainda que se destaque a abundância de homenagens a figuras do conhecimento do autor - é, provavelmente, pela multiplicidade de temas, abordados com relativa simplicidade e num tom mais descritivo que propriamente lírico, que se destaca este conjunto de poemas.
Notam-se influências da cultura brasileira em muitos dos poemas, mas não é este o tema que mais se destaca. Sobressai antes a admiração para com as pessoas do seu mundo, principalmente para com outras figuras dedicadas à poesia, acabando por ser este o elo que mais revela a componente pessoal do livro. O autor escreve sobre pessoas que conhece, havendo entre elas uns quantos pontos em comum. Assim, há um elemento que se repete, revelando-se como algo próprio do autor e que tem para ele maior significado.
Para o leitor comum, que não conheça as pessoas em questão, serão possivelmente estes os poemas que menos dirão, principalmente por terem várias semelhanças entre si. E é aqui que entram as restantes temáticas para despertar o interesse: locais que despertaram afectos, visitas curtas, mas que, de alguma forma, acordarão a inspiração e até uma certa componente de crítica social vêm diversificar uma obra onde a homenagem é elemento de destaque, mas não é o único.
A escrita é relativamente simples, sem grandes elaborações poéticas, mas com algumas imagens muito interessantes que, aliadas a uma relativa diversidade de temas, fazem destes Poemas de um Homem Só uma leitura interessante. É possível que seja uma obra mais cativante para leitores familiarizados com as figuras homenageadas. Tem, ainda assim, alguns elementos interessantes para descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário