Eliah Al-Saud é um especialista em morte. O seu passado como membro de uma elite militar e uma longa aprendizagem numa série de artes marciais moldaram o seu temperamento impiedoso numa máquina letal. Filho de um príncipe saudita e líder de uma empresa de segurança privada que esconde uma vasta oferta de serviços de espionagem, venda de armas e contratação de mercenários, Eliah está habituado a conseguir o que pretende, independentemente do esforço envolvido. Mas a sua impassibilidade é abalada quando um incidente com o seu avião particular o leva a ter de apanhar um voo para Paris, no qual conhece a estranhamente inocente Matilde Martínez. Com um aspecto juvenil e uma capacidade de atrair todos os que a conhecem, Matilde cedo se torna uma obsessão para o espírito de Al-Saud. E, mesmo sem saber que ligações desconhecidas os aproximam, há uma atracção que nasce entre ambos e que cresce, à medida que as circunstâncias que os rodeiam se complicam.
Basta considerar a escolha profissional do protagonista deste livro para vislumbrar várias questões interessantes que serão desenvolvidas ao longo da narrativa. A história abre com um acidente inexplicável, que envolve nações poderosas e o transporte de produtos ilegais, o que desde logo levanta a questão do papel das armas de destruição maciça nos conflitos mundiais. A isto juntam-se temas como o terrorismo, a espionagem e os meandros do conflito israelo-palestiniano, num cenário complexo e que tem como centro uma figura enigmática, por vezes dura, mas sempre fascinante.
À complexa personalidade de Al-Saud, moldada em igual medida pelas experiências do passado, pelo lugar que ocupa no mundo e pelo seu temperamento peculiar, junta-se Matilde, com uma experiência de vida igualmente marcada por algumas tragédias pessoais, mas com uma natureza generosa e uma vontade de dar ao mundo o seu melhor que contrasta, na sua inocência, com o lado mais impiedoso de Al-Saud. O resultado é um romance atribulado, tanto pelas circunstâncias em que ambos os protagonistas se encontram como pelo inevitável choque entre os seus valores e convicções.
Mas nem só dos protagonistas vive esta história. Se o percurso de cada um deles é por si só interessante, na relação um com o outro e também na forma como vivem, individualmente a sua vida, há ainda outras personagens com um papel importante a desempenhar na narrativa que começa neste livro e que se estenderá ainda por outro dois volumes. A nível de romance, destacam-se, para além da história de Eliah e Matilde, a aproximação de Juana a Shiloah Moses e o crescimento de Yasmin na descoberta do que sente pelo seu guarda-costas. Além disso, também no que toca ao desenvolvimento da empresa de Al-Saud e do papel desta nos meandros da espionagem e da intriga internacional há várias figuras a chamar a atenção, tantas quantas as organizações envolvidas num enredo que deixa ainda muito a explorar.
Escrito de forma envolvente, com várias personagens que cativam pelo seu carisma e uma história em que o romance é apenas um dos elementos de um enredo muito mais vasto, Cavalo de Fogo - Paris abre em beleza uma história cuja total complexidade parece ser ainda um enigma a revelar. Intenso, cativante e com vários momentos marcantes, um livro muito bom.
gostei do blog. quando puder dá uma conferida no meu: http://alekismoreira.blogspot.com.br/
ResponderEliminarFoi o MELHOR LIVRO QUE LI E ALGUEM PROXIMO DA AUTORA GARANTIU QUE EM PORTUGAL SAIRA O SEGUINDO AINDA ESTE ANO E NO INICIO DO PROXIMO SAIRA O ULTIMO DA TRIOLOGIA. ESPERO QUE GOSTEM DANOTICIA...
ResponderEliminar