domingo, 1 de julho de 2012

Histórias de um Portugal Assombrado (Vanessa Fidalgo)

Histórias de casas onde se vivem fenómenos estranhos, de edifícios públicos habitados por um fantasma que se diverte a mudar as coisas de lugar, de torres e castelos onde, segundo a lenda, permanecem os espectros do crime, do amor e da tragédia, e das mouras encantadas que divagam por fontes e caminhos, à espera de alguém que as liberte do encantamento. Deste tipo de histórias, com origem nas lendas antigas ou numa experiência paranormal recente, é feito este livro que percorre a história dos espíritos e assombrações de Portugal.
Lendas e histórias de assombração são elementos que sempre marcaram presença nas conversas das gentes, principalmente se se vive num meio pequeno, sejam elas histórias de tempos ancestrais ou casos tidos como relativamente recentes, normalmente vividos pelo amigo de um amigo. Este livro reúne com vasto conjunto dessas histórias, associadas a diferentes locais do país, e apresentadas de forma sucinta, mas sempre com uma visão bastante precisa do seu contexto. Nalguns casos, apresenta-se inclusive uma possível explicação para o fenómeno, consoante os (sempre divergentes) pontos de vista das múltiplas entidades normalmente relacionadas com o paranormal. Padres, espíritas ou parapsicólogos que terão sido chamados a intervir num ou outro caso e que apresentaram uma breve explicação para o que terá motivado o fenómeno - com ou maior resultado na crença das pessoas que o viveram - são também referidos nas histórias que tiveram uma maior intervenção (que, normalmente, são também os mais próximos no tempo).
Há também um evidente cuidado na organização das muitas histórias apresentadas, que permite, através das semelhanças nas histórias incluídas em cada um dos quatro capítulos, ver uma série de pontos comuns aos diferentes casos, ficando com uma perspectiva mais ampla da presença do paranormal na tradição e na cultura oral. Mais que as possíveis explicações - apresentadas de forma clara e interessante - , surpreende a persistência dos mitos e lendas através dos tempos, com novos fenómenos a ser relatados, com novas histórias e novas interpretações, mas (quase) sempre com as mesmas razões por base: tragédia, crime e castigo, assuntos deixados por resolver.
Organizado e construído de forma envolvente e interessante, Histórias de um Portugal Assombrado cativa tanto pelas histórias que reúne como pela forma como as apresenta, de forma sucinta, mas com as explicações possíveis e a contextualização adequada a cada situação. Muito interessante, completo e de leitura acessível, um livro que agradará, certamente, aos interessados por este tema. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário