sábado, 4 de agosto de 2012

Por que Choramos quando Cortamos uma Cebola? (Teresa Firmino e Filomena Naves)

Pequenos mistérios, perguntas vindas de tão longe como a idade dos porquês e uns quantos mitos que se perpetuaram através do tempo são abordadas neste pequeno, mas interessante livro de curiosidades sobre a ciência. Aqui, as respostas às perguntas não são particularmente aprofundadas - nem parece ser esse o objectivo - mas antes apresentadas de forma concisa e acessível, de forma a que qualquer leitor, independentemente da sua área de formação, consiga compreender o básico sobre os elementos abordados. É, na verdade, esse o grande trunfo deste livro: não se centrando nos detalhes, desperta, ainda assim, curiosidade sobre vários aspectos, ao mesmo tempo que quebra alguns mitos instituídos. Deixa, portanto, boas respostas para as questões apresentadas, bem como a vontade de saber um pouco mais sobre alguns dos assuntos a que dizem respeito.
Também a organização do livro é um ponto forte. Ao dividir, tanto quanto possível, as muitas questões deste livro em seis temas mais ou menos estruturados, torna-se fácil procurar uma resposta sobre um qualquer assunto, sem a necessidade de ler o livro deste o início. Assim, e sempre tendo em vista que as respostas não são particularmente elaboradas (para esse fim, há livros mais específicos dedicados a cada tema), este é um livro fácil de consultar, caso se procurem apenas as respostas a algumas perguntas, mas também uma leitura cativante e interessante para seguir da primeira à última página.
Importa referir, ainda, a diversidade de temas, todos relacionados, de alguma forma, com a ciência, mas explorando áreas tão diferentes como a física e a biologia, e sem esquecer elementos que são mais simples curiosidades que, propriamente, questões passíveis de explicação científica (mas que não deixam, por isso, de ser interessantes). Sempre construída de forma simples, mas esclarecedora, esta variedade de assuntos permite captar o interesse a diferentes leitores, já que, não sendo particularmente detalhado nas respostas, basta, ainda assim, para despertar curiosidade sobre as diferentes áreas referidas.
Trata-se, portanto, de um livro relativamente simples, mas escrito de forma cativante e acessível, e com uma série de boas respostas para perguntas bastante comuns. Uma leitura interessante e um bom livro para melhorar um pouco alguns conhecimentos de cultura geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário