domingo, 16 de dezembro de 2012

A Quinta Musa (José Sasportes)

Muitas vezes ligada à música, mas com muitos pontos de separação, a história da dança tem, por vezes, um percurso difícil de acompanhar. Neste livro, reúne-se um conjunto de palestras e artigos respeitantes ao tema. Mais ou menos longos e pormenorizados, permitem adquirir um conhecimento mais profundo da evolução da dança através dos tempos, num olhar aos seus pontos de viragem ao longo do tempo e aos principais protagonistas dos diferentes períodos históricos.
Algo que, desde logo, importa referir é que, sendo um conjunto de artigos destinados a publicações especializadas e de palestras apresentadas em eventos relacionados com a dança, é, por vezes, difícil, se não se tiver algum conhecimento prévio, acompanhar as muitas referências a nomes e acontecimentos que surgem ao longo do livro, já que, dirigido a um público minimamente conhecedor do contexto, estes eventos e figuras deverão, à partida, ser reconhecíveis. Assim, para um primeiro contacto com a história da dança, este livro pode parecer, inicialmente, um pouco confuso, para o que contribui também o facto de algumas citações não estarem traduzidas. Apesar disso, há partes do contexto que vão sendo desenvolvidas ao longo dos diferentes artigos - e, em particular, nos mais longos - pelo que esta desorientação inicial se vai desvanecendo.
Assimilados os elementos básicos do contexto, a leitura torna-se bastante interessante. Não é uma história completa da dança - nem é esse o objectivo - , mas os vários textos permitem ficar com uma ideia bastante clara de vários pontos essenciais, despertando, ao mesmo tempo, a curiosidade em saber mais sobre esse mundo, um mundo que surge tão rico em mudanças e polémicas como em figuras marcantes e momentos de evolução e que, por isso, mesmo não sendo apresentado em todo o pormenor, revela já os traços fundamentais da sua complexidade. Além disso, ainda que a multiplicidade de referências a nomes e obras possa ser difícil de assimilar, a escrita em si é bastante acessível e acaba por ser fácil compreender o essencial, mesmo não se tendo uma ideia prévia do contexto.
É possível, pois, que este não seja o livro mais fácil de acompanhar para uma primeira abordagem à dança no seu contexto histórico, mas, mesmo nos elementos mais difíceis de seguir, é possível ver a vastidão do mundo que se apresenta e as mesmas referências que, inicialmente confundem acabam por despertar a vontade de saber mais. Fica, pois, a curiosidade em ler mais sobre este tema e a ideia global de uma leitura que, não sendo fácil, é, ainda assim, muito interessante.

1 comentário: