quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Rainha Adúltera (Marsilio Cassotti)

D. Joana de Portugal, futura rainha de Castela e mãe da que viria a ser conhecida como "a Excelente Senhora" viveu, desde cedo, uma vida de atribulações e mudanças, conduzida pela volubilidade do contexto político circundante. Admirada por alguns, difamada por outros, Joana esteve no centro de toda uma teia de intriga palaciana em que a sua reputação e a sua fidelidade matrimonial foram contestadas de acordo com os interesses dos que a rodeavam. Figura marcante de um tempo em que planos e lealdades mudavam com facilidade, Joana é, aqui, apresentada como bem mais que uma figura marcante no centro de um núcleo de intrigas e manipulações. Também ela teria os seus interesses a defender - os seus e os da sua filha. E, por isso, também o seu papel viria a moldar o rumo dos acontecimentos.
Longo, denso e rico em pormenores, este não é, de forma alguma, um livro de leitura fácil. Isto deve-se, desde logo, à forma como é escrito, já que as muitas referências às suas múltiplas fontes, contribuem, desde logo, para que a exposição do conteúdo seja feito a um ritmo bastante pausado. Mas a principal razão está no conteúdo em si, já que a complexidade do contexto político e das muitas movimentações em defesa dos interesses de cada país ou personalidade, requerem, naturalmente, uma vastidão de pormenores e, por isso, uma longa lista de nomes, títulos e lugares associados a cada acontecimento. Acrescentem-se a isto as motivações - e os interesses contraditórios - relativos a esses mesmos acontecimentos, e o resultado terá de ser um texto longo, complexo e exigente, para que todos os pormenores possam ser assimilados.
Dito isto, o que se perde em fluidez, ganha-se em riqueza de informação já que, apesar de ser um livro denso e que exige tempo e atenção, a informação que apresenta é, além de muito interessante, completa e esclarecedora. É possível ficar com uma ideia geral bastante clara das movimentações de interesses e de intrigas nas diferentes cortes - e nas relações entre elas - , bem como assimilar uma série de detalhes que transmitem uma visão mais clara das principais acções e dos grandes conflitos de interesses. Assim, o que este livro apresenta é mais que uma biografia de Joana de Portugal, mas antes um retrato da época em que esta terá sido uma das grandes protagonistas.
Complexo e detalhado, trata-se, assim, de uma leitura exigente, tanto em termos de tempo como de atenção. Mas, pela riqueza de pormenores e pelo retrato complexo que traça para o ambiente e os acontecimentos vividos por e em torno da rainha D. Joana, não deixa de ser, também, uma leitura fascinante em tudo o que de interessante apresenta. Vale a pena ler, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário