terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Sombra dos Lugares (Luís Felício)

Breve, mas de uma profundidade fascinante. Assim é este pequeno conjunto de poemas que, num olhar aos lugares do passado e à sombra dos eventos que carregam, reflecte, ao mesmo tempo, emoções pessoais e uma perspectiva global sobre os horrores de tempos ainda não muito distantes. A referência a Auschwitz é recorrente, e o mesmo acontece com as imagens sombrias de morte e de sangue. Ainda assim, há um equilíbrio entre a distância necessária para analisar os factos e a proximidade que permite sentir o seu impacto. O resultado é bastante impressionante.
A primeira impressão que fica desta leitura é a de uma poesia com um estilo muito próprio. Rebuscada, por vezes, na linguagem, com uma estrutura algo invulgar e poemas mais extensos e complexos a contrastar com outros de inesperada simplicidade, a globalidade deste livro evoca sentimentos e percepções tão diferentes como os temas e ambientes sobre os quais se debruça. Há mais que um lugar a considerar nestes poemas, ainda que seja a sombra dos horrores a mais presente. E, por isso, os sentimentos que transmite tanto podem ser de pesar como de amor, e o mesmo acontece com a percepção das imagens evocadas. Os contrastes são fortes.
Outro aspecto que contribui para o fascínio do conjunto é a evidente ligação entre os vários poemas. Há elos comuns entre os poemas que constituem cada uma das partes do livro e também entre as quatro partes, o que transmite uma sólida sensação de unidade. Mesmo quando a distância a nível de temas e sentimentos parece ser mais óbvia, há uma ligação, mais ou menos discreta, seja por um verso que se aproxima de outros já lidos, seja pela evocação de impressões comuns. Tudo isto cria uma interessante dualidade nas percepções da leitura, já que cada poema é completo e independente por si só, mas é também possível apreciar a totalidade do livro como um único poema maior.
A impressão que fica deste livro é, por tudo isto, a melhor, já que, ainda que haja alguns poemas - particularmente entre os mais complexos e sombrios - que se destacam como de maior impacto, a ligação entre todos os elementos do livro é tão bem conseguida que acaba por ser o todo que fica na memória. E é também essa ligação que torna estes poemas tão marcantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário