terça-feira, 29 de outubro de 2013

Maximum Ride - Salvar o Mundo (James Patterson)

Max e o seu bando continuam em fuga, entre longos voos e esconderijos pouco agradáveis, na busca de cumprir a sua suposta missão de salvar o mundo. Mas, estranhamente, os seus inimigos de sempre parecem estar ausentes. A hipótese de deixar a missão e simplesmente viver começa a parecer tentadora. Até ao momento em que, de repente, o caos regressa. Os cientistas da Itex não estão dispostos a aceitar interferências no seu plano e não descansarão até que o bando de Max seja capturado - e eliminado. Mas todos eles são lutadores e, mesmo que haja complicações dentro do grupo, ninguém está disposto a simplesmente desistir.
Terceiro volume das aventuras de Max e companhia, este livro apresenta essencialmente os mesmos pontos fortes dos volumes anteriores. Mais uma vez, o estilo de escrita é bastante simples, a caracterização é feita de forma gradual e com a descrição reduzida ao estritamente necessário, e o ritmo de acção é de uma intensidade viciante. E isto bastaria para fazer deste terceiro livro uma leitura viciante, até porque a história mantém os mesmos pontos de interesse, o mesmo acontecendo relativamente às personagens.
Mas há também alguns desenvolvimentos interessantes. Depois de dois livros intensos, já se tornou expectável que as intenções da Itex se ocultem entre mentiras e manipulações, mas cada novo desenvolvimento aproxima os protagonistas do que poderá ser a verdade. Isto aplica-se quer às revelações pessoais, quer ao plano global, e é parte do que torna o enredo cativante. Além disso, há novos desenvolvimentos relativamente ao que caracteriza as intenções da Itex e, ainda que muitas perguntas continuem sem resposta, os novos elementos que são apresentados abrem muitas e interessantes possibilidades para o que se seguirá.
Relativamente às personagens - e suas interacções - sobressaem os momentos divertidos e o contraste com uma certa emotividade, motivada tanto pelos conflitos internos como pela fragilidade das suas circunstâncias. Também aqui ficam alguns pontos por resolver, mas o essencial está lá. E este bando de personagens peculiares  - e invulgarmente divertidas - acabam por ser a alma de toda a história, quer nos momentos de acção, quer nos de emoção, quer nos de humor.
Cativante e de leitura viciante, com um enredo cheio de surpresas e um núcleo de personagens centrais que, a cada nova aventura, se tornam um pouco mais interessantes, este é, portanto, um livro que não desilude. Divertido, envolvente e cheio de surpresas. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário