domingo, 19 de janeiro de 2014

Pela Mão dos Anjos (María Elvira Pombo Marchand)

Será verdade que os anjos estão sempre presentes e que basta chamá-los para obter a sua intervenção? E, se sim, será possível comunicar com eles? Para a autora deste livro, sim. E é dessa convicção que resulta este livro, que pretende ser um guia para estabelecer essa comunicação e, através dela, para viver em harmonia com as leis essenciais do energia e, assim, conseguir uma vida mais feliz. Mas, se a parte do livro que funciona como guia se dirige, à partida, a leitores com alguma medida de fé, as explicações sobre conceitos e leis, dadas de forma muito acessível e clara, bem como a atitude de responder a diferentes necessidades de diferentes leitores, torna este livro interessante e agradável de ler, independentemente dos sistemas de crença de cada um.
Contrariamente a outros livros deste género, este recorre a muitos poucos testemunhos, sendo muitos dos exemplos retirados da experiência pessoal da autora. Assim sendo, este é um livro que vive menos de histórias e de casos e mais da explicação do contexto e da descrição de alguns exercícios. A componente de orientação acaba por ser, por isso, a dominante. Ainda assim, e mesmo que lida apenas por curiosidade, sobressai desta componente um elemento interessante. É que, necessariamente associada a uma certa medida de espiritualidade, não se restringe a nenhuma crença específica, sendo, por isso, o mais abrangente possível. Neste aspecto, destaca-se também uma atitude de abertura em que a própria autora aconselha quem lê a retirar aquilo com que se identifica e a pôr de parte o restante.
Mas, mais até que as orientações e os exercícios, cativa também a forma clara e sempre simples como a autora apresenta os conceitos associados à sua exposição. Elementos referentes a karma e a vidas passadas, ou os factores e âmbitos de protecção associados a diferentes anjos, ou ainda os diferentes centros de energia são apenas alguns dos elos associados à apresentação que a autora faz da sua relação com a espiritualidade. E apresenta-os de forma muito sucinta, mas facilmente compreensível, o que torna a leitura bastante cativante.
O resultado de tudo isto é um livro que, orientado principalmente para leitores com alguma ligação a esta base de espiritualidade, com a sua faceta de guia, acrescenta também algo mais, na explicação dos conceitos e do contexto dessa vivência espiritual. E é isso também que torna a leitura interessante, independentemente de se acreditar ou não.

1 comentário: