domingo, 8 de junho de 2014

Hoje Sonhei que Voava (J.M. DeBord)

Compreender os sonhos não é algo que se consiga por via algo tão simples como um dicionário de significados, já que há toda uma componente pessoal que é necessário considerar. É este o ponto de vista do autor de Hoje Sonhei que Voava e, como tal, é este também o ponto de partida para este manual de interpretação de sonhos, no qual é apresentado um método que, através de diferentes passos, permite analisar um sonho tendo em conta o contexto e a experiência do sonhador.
Apesar de ser um método que é descrito como relativamente simples - e, se considerarmos os passos essenciais, é-o, de facto - há todo um conjunto de ideias e de perspectivas que tornam a ideia global bastante mais vasta do que à partida seria de esperar. Assim sendo, a explicação é extensa e, ainda que os exemplos tornem mais fácil a compreensão, a leitura pode tornar-se, por vezes, um pouco cansativa, com o registo algo denso e os muitos detalhes a assimilar a conferirem ao texto um desenvolvimento bastante pausado.
Tendo em conta que a interpretação dos sonhos é, de facto, um tema já exaustivamente explorado, é inevitável que alguns dos pontos desenvolvidos pelo autor sejam já familiares. Ainda assim é interessante notar que, partindo dos pontos comuns e acrescentando-lhe algo de próprio, o que é apresentado neste livro é, no fim de contas, um método diferente, em que os elementos familiares facilitam a compreensão, mas em que os novos desenvolvimentos, entre os quais se destaca a forma de contextualizar a vida do sonhador, abrem caminho a uma perspectiva mais vasta.
Desta perspectiva pessoal resulta um outro elemento interessante, que surge do facto de não atribuir significados rígidos a determinados elementos, mas antes associando-os numa fusão entre o significado que o sonhador lhe atribui e a própria experiência de vida do sonhador. Desta forma, e ainda que haja sempre uma certa subjectividade a considerar, cria-se uma impressão de que a interpretação estará sempre mais próxima do pensamento e da vida de quem teve o sonho, o que torna o método bastante mais interessante.
Não sendo, portanto, um livro de leitura fácil, Hoje Sonhei que Voava apresenta, ainda assim, um método interessante e um vasto conjunto de boas ideias relativamente ao tema da interpretação de sonhos. E, por todas essas ideias, bem como pela passagem dos significados definidos à perspectiva pessoal, acaba por ser um livro muito interessante. Vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário