segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Coraline e a Porta Secreta (Neil Gaiman)

A nova casa de Coraline é um lugar propício a explorações e, das catorze portas que tem, há uma que está sempre trancada, porque supostamente dá apenas para um muro de tijolos. Mas a curiosidade de Coraline cedo a leva a descobrir que não é bem assim. Na verdade, a porta é uma passagem para outra casa quase igual à sua, onde vivem outros pais quase iguais aos seus e onde tudo parece ser muito mais interessante. Mas o que começa por ser a descoberta de uma outra realidade acaba por se tornar num desafio perigoso. É que a outra mãe de Coraline quer muito que ela fique daquele lado. E fará tudo o que estiver ao seu alcance para o conseguir.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é a forma como tudo parece, ao mesmo tempo, estranho e natural. E isto de ambos os lados da porta secreta, já que são os vizinhos de Caroline as primeiras de várias figuras peculiares que vão surgindo ao longo do enredo. Mas o lado interessante de toda esta peculiaridade é que, por mais estranha que seja a situação, desde os olhos de botões da outra mãe a um público canino com uma certa apetência por chocolates, tudo na história parece estar exactamente onde pertence. Nada é forçado ou exagerado, assumindo antes o equilíbrio ideal entre a magia da descoberta e o perigo que lhe está inerente.
Este equilíbrio estende-se também à mensagem subjacente ao que move a protagonista. No fundo, a história de Coraline é tanto a da descoberta de um mundo para lá do normal como a da percepção da sua coragem e da importância de defender o que está certo. Há uma lição no caminho de Coraline, mas uma lição que surge - também - com naturalidade, representada mais nos actos que nas palavras e, por isso, perfeitamente enquadrada na fluidez do enredo.
E depois, claro, há todo o imaginário peculiar que caracteriza o que se passa no outro lado. Os paralelismos entre as duas casas, os elos comuns que sobressaem por entre as mais ou menos subtis diferenças, criam uma dualidade de cenários que se completam. No fim de tudo, algo muda, tanto na história como nas personagens, e um novo equilíbrio é estabelecido. O caminho, esse, nunca deixa de ser interessante, tanto na estranheza como na relativa normalidade.
Interessante e peculiar, esta é, pois, uma história relativamente simples, mas surpreendentemente rica. Com um cenário fascinante e um enredo cheio de surpresas, Coraline e a Porta Secreta dá uma nova perspectiva à ideia de explorar o mundo... que está já do outro lado da porta. Muito bom.

Para mais informações sobre o livro Coraline e a Porta Secreta, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário