quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

As Instruções da Pitonisa (Erik Axl Sund)

Um carro em chamas, onde se encontram os corpos das principais suspeitas de uma série de homicídios. Uma teia de ligações no centro da qual se encontra um furtivo advogado, cujas acções estão na base de uma série de crimes onde as crianças são as principais vítimas. Duas mulheres que seguem caminhos diferentes em busca de uma forma de superar o passado. E um mistério onde cada resposta dá origem a muitas novas perguntas e a resolução final pode chegar demasiado tarde. Já não é o princípio, mas o princípio do fim. E o fim nunca será o que todos esperam.
Dando continuidade aos acontecimentos anteriores, e abrindo caminho para a sua conclusão, este é um livro que parte dos mesmos pontos fortes de A Rapariga-Corvo e Fome de Fogo, para os desenvolver numa forma mais intensa e mais surpreendente a cada nova revelação. 
É uma história sombria, que divaga pelos mais negros meandros da mente humana, e que, apesar disso, se torna incrivelmente fascinante. Talvez pela forma como a mente de cada uma das personagens é o seu próprio labirinto ou pela forma como supostas certezas acabam por se revelar erradas. Nesta história, nada nem ninguém é o que parece e essa é uma das grandes razões que tornam este livro viciante.
Também impressionante é o desenvolvimento da componente psicológica, principalmente no que diz respeito à mente de Victoria Bergman, mas também no que toca às restantes personagens. A vida pessoal e a vida profissional não estão propriamente separadas, e tudo tem influência nas escolhas que irão abrir caminho para a derradeira conclusão. Além disso, ao acompanhar as diferentes personagens, nas suas acções e revelações, os autores reforçam a ideia que pretendem passar: a de que a mente humana é infinitamente complexa e capaz de se perder nos mais temíveis labirintos.
Este ambiente sombrio acaba também por sair reforçado pela forma como a situação evolui. Nenhum dos mistérios se conclui da forma esperada e nem todas as perguntas encontram resposta. E, ainda assim, tudo faz sentido, num percurso em que é tudo tão complexo - no mundo, como na mente das personagens - que nunca poderia haver respostas fáceis.
Trata-se, portanto, de uma conclusão capaz de surpreender em todos os aspecto e que, precisamente por isso, atinge e supera as expectativas. Intenso e cativante, As Instruções da Pitonisa traça um retrato perturbador dos abismos da mente humana. E, através dele, cativa e surpreende a cada passo. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário