sexta-feira, 29 de maio de 2015

Divulgação: Novidades Planeta

Baseado na vida de Amedeo Modigliani, o mítico pintor italiano cuja obra é considerada uma das mais importantes do século XX e a vida apesar de inspirar um fenómeno de culto, não é, afinal, tão conhecida quanto se pensa, Cristina Carvalho regressa ao terreno da ficção biográfica com um romance que põe em cena o pintor, contando-nos ele próprio a sua vida sempre difícil, muitas vezes miserável, conduzida pela paixão à arte, amparada por mulheres apaixonadas e alguns raros homens que lhe reconheceram o talento.
Da luta contra a doença desde a infância à luta pelo reconhecimento numa Paris onde o génio borbulhava em todo o tipo de manifestações e a concorrência era muitas vezes impiedosa, mas onde a generosidade e a solidariedade encontravam também terreno fértil, Modi será sempre um príncipe exilado, por quem as mulheres se apaixonam sem apelo, por quem Picasso nutrirá uma antipatia feroz, em quem Amadeo de Souza Cardoso verá o génio artístico que muitos outros se recusam a ver, oferecendo-lhe amizade e exposição no seu atelier .
Numa narrativa a duas vozes em que narradora e personagem alternam e complementam pontos de vista e onde irrompem algumas outras vozes de mulheres – apenas mulheres – das mais fortes que o amaram, Modigliani, o Olhar e a Alma ficará como uma composição literária que observa uma vida em busca das cores e do espírito que a moveram, da tragédia e do génio, da escuridão e da luz.
Alguém comparou a mulher que se viu voar naquela manhã da janela de um quinto andar de Paris a um anjo. Mas não era um anjo, era Jeanne: Jeanne Hébuterne, a menina-viúva, grávida de nove meses, de um dos artistas mais desprezados em vida e mitificados na morte que o século XX viu surgir - Amedeo Modigliani.
Diz-se que no funeral de Modigliani, para além de artistas, amigos e população dos bairros boémios de Paris, abundavam os marchands, fazendo ofertas pelas obras que o pintor, que dependera da bondade de amigos para a sobrevivência básica, nunca conseguira vender. Tinha 35 anos e estava gasto.
Mais um livro de Cristina Carvalho para leitores de todas as idades, que faz dela uma das autoras mais fielmente presentes nas listas do Plano Nacional de Leitura.

O que acontece quando um admirador secreto persistente e intrigante tenta uma senhora virtuosa?
Sophie sabe que não deve sucumbir à tentação, mas quando descobre que o admirador que lhe envia presentes e bilhetes escandalosos é o jovem e delicioso visconde Breton, não pode deixar de se sentir lisonjeada e considera uma ligação. Ninguém saberá, porque essa será a oferta proposta.
Julius Valacourt pode ter má fama, mas a mulher dos seus sonhos é ardilosa e está determinado a mudar a sua maneira de pensar. Quando sente que ela está na dúvida, intensifica a corte e concorda com todos os termos. Tudo parece correr de feição até que Sophie acaba com as suas fantasias.
Um caso secreto, apaixonado, que pode terminar em desastre social ou revelar-se uma extraordinária história de amor...

Livy nunca conheceu um desejo tão absoluto, cativada e seduzida pelo belo Miller Hart, que a adora à sua maneira deliciosamente pecaminosa. Adivinha-lhe os pensamentos mais recônditos e arrasta-a cada vez mais para o fundo no seu mundo perigoso.
Miller está disposto a tudo para garantir a segurança de Livy, mesmo que isso implique arriscar a própria vida. Mas o passado sombrio de Miller não é a única ameaça que paira sobre o futuro de ambos.
À medida que a verdade sobre a família de Livy se vai esclarecendo, vem a lume um paralelismo inquietante entre o passado e o presente.
Com o seu mundo desgovernado, Livy dá por si apanhada entre a exaltação de um amor que tudo absorve e uma obsessão fatal que os ameaça aniquilar.

Sem comentários:

Enviar um comentário