segunda-feira, 6 de julho de 2015

Beijo Fatal (Jeff Abbott)

Enquanto juiz de paz de Port Leo, Whit Mosley nunca teve grandes chatices e sempre tentou levar o emprego - arranjado pelo pai após uma longa sucessão de falhanços - de forma descontraída. Mas há um mistério à sua espera e um caso que o fará revelar o seu melhor lado. Quando o filho de uma senadora é encontrado morto e quase todas as pistas apontam para um suicídio, Whit está entre os primeiros a reparar nas incongruências. Mas, quando todos se esforçam para esconder os seus próprios podres tentando moldar o rumo da investigação, Whit começa a reparar nas perguntas sem resposta. E, sejam quais forem os meios que usem para o tentar guiar para o caminho adequado, Whit não está disposto a abdicar da justiça.
De tudo o que este livro tem de cativante - e tem bastante - o aspecto que mais se destaca e o que realmente torna esta leitura memorável é a forma como o autor caracteriza o seu protagonista. Whit Mosley surge-nos como um indivíduo descontraído, quase demasiado despreocupado, e em tudo diferente da ideia que normalmente se faz de um juiz. Ora, este retrato peculiar desperta curiosidade, pois, posto perante um caso invulgarmente complexo, surge desde logo a dúvida de como se irá Whit safar. Mas ainda mais interessante é a forma como a personalidade de Whit se revela, gradualmente, ao longo do livro, indo para lá da superfície descontraída para revelar um indivíduo carismático, corajoso - mas vulnerável quanto baste - e com os valores e o coração no sítio certo.
Mas a história não vive só do protagonista, por muito bom que seja. E, à invulgar personalidade de Whit, junta-se um novo conjunto de figuras bem construídas, tanto do lado de Whit como dos que estão contra ele. E assim se cria uma teia de mistérios, em que tudo começa com um aparente suicídio, mas em, com o desenrolar dos acontecimentos, há todo um conjunto de segredos, interesses e intrigas a descobrir.
E tudo se conjuga da melhor maneira. Momentos de grande intensidade, de emoção pura, contrastam com o mais lento trabalho de seguir as pistas e de superar os obstáculos. Acrescente-se ainda o lado pessoal das vidas das personagens - de Whit, mas também particularmente de Claudia Salazar - e o resultado é uma história em que, na resolução do mistério ou simplesmente na vida das personagens, há sempre algo de interessante a acontecer.
Intenso e surpreendente, repleto de personagens fortes e com um enredo que conjuga intriga, acção e precisamente os toques certos de emoção e de humor, eis, pois, uma história que cativa desde cedo e que prende até ao fim. Recomendo.

Título: Beijo Fatal
Autor: Jeff Abbott
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário