terça-feira, 28 de julho de 2015

Quando os Animais Vão ao Médico (Célia Palma)

Dos pacientes mais improváveis aos mal entendidos que acontecem numa consulta, passando por casos estranhos, enganos sem consequências e todo um conjunto de situações caricatas, este é um livro que reúne episódios peculiares da prática da medicina veterinária. Um livro que, resultando da experiência profissional da autora, reflecte acima de tudo um conjunto de vivências pessoais. Mas que, para quem tem um animal de estimação ou, em particular, para quem tem alguma formação ou experiência na área, poderá resultar, em alguns casos, bastante familiar. E sempre bastante engraçado.
Um dos aspectos mais interessantes neste conjunto de histórias é a diversidade de situações, que tem como ponto comum (bem, na grande maioria...) o facto de terem algo de caricato. Mas que podem ter origem em confusões de clientes, comportamentos invulgares de doentes, lapsos (linguísticos, principalmente) de algum dos envolvidos, ou até situações potencialmente dramáticas que acabam por se resolver da melhor forma. E é interessante porque, desta diversidade de circunstâncias, praticamente todas com algo de invulgar, consegue-se ficar com uma ideia da complexidade da rotina de uma clínica veterinária. Claro que não se faz só de situações bizarras - mas é sempre algo com que vale a pena contar.
Mas, acima de tudo, o objectivo deste livro parece ser fazer uma recolha de histórias divertidas e, com uma ou outra excepção (reconhecidas, aliás, pela autora), o conjunto é, de facto, bastante divertido. Assim, e apesar da ocasional impressão da chamada vergonha alheia, o que fica deste livro é precisamente o que ele pretende ser: um conjunto de histórias engraçadas, que proporcionam uma leitura descontraída e cativante, ao mesmo tempo que abrem uma porta para um mundo que, para muitas pessoas, pode parecer bastante misterioso.
Ora, sendo centrado, acima de tudo, neste lado mais leve e caricato das situações, fica, por outro lado, uma certa curiosidade, já que, para alguns casos - e respectivos protagonistas - fica alguma vontade de saber o que lhes sucedeu no futuro e de que forma prosseguiu a vida tanto dos animais como dos respectivos donos. Ainda assim, essas já são questões que ultrapassam o âmbito deste livro e, assim sendo, faz sentido que a exposição da história termine no ponto onde a faz.
Tudo somado, temos uma leitura descontraída e divertida, capaz de cativar tanto os que conhecem, de alguma forma, o mundo da veterinária como os simples apaixonados por animais de estimação que já presenciaram ou viveram alguma situação semelhante. Uma boa leitura, portanto.

Título: Quando os Animais Vão ao Médico
Autora: Célia Palma
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Eu já o li e por acaso até gostei. Excelente para ir lendo, ou para ler em viagens, pois são histórias/crónicas breves e diversas, realmente descontraído e divertido :)

    ResponderEliminar