sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Do Outro Lado do Mar (João Pedro Marques)

Vivem-se tempos conturbados em Portugal, mas, mais que a instabilidade do reino, aquilo que atormenta o doutor Vasco Lacerda é um insuperável desgosto de amor. É esse desgosto que o leva a decidir deixar para trás toda a sua vida e partir para o outro lado do mar, longe de imaginar que o esperam grandes desventuras e a descoberta de uma nova vida. Acabado de chegar ao Brasil, vê-se arrastado à força para um navio negreiro. Nessa viagem, contacta pela primeira vez com o mundo da escravatura - e descobre que é bem diferente de todas as teorias esgrimidas em Portugal. Mas a viagem é apenas o início e, de regresso ao Brasil, Vasco descobre-se cada vez mais embrenhado nesse mundo. E incapaz de ficar parado durante muito mais tempo...
Um dos aspectos mais surpreendentes neste livro é a forma como o autor constrói a sua história, conjugando uma vasta componente descritiva, que confere ao livro um ritmo relativamente pausado, com um crescendo emocional que, aos poucos, vai aumentando a intensidade do enredo. Ora, isto tem um efeito interessante, pois, se é certo que a fase inicial exige mais tempo e concentração para assimilar todos os pormenores, são também esses detalhes a aumentar o impacto dos momentos mais intensos. É como se, aos poucos, tudo - desde as personagens às mentalidades dominantes - se tivesse tornado conhecido, aumentando, assim, o impacto das possíveis mudanças.
Também especialmente cativante é a forma como, ainda que possamos considerar Vasco Lacerda como personagem principal, há um conjunto mais amplo de personagens que se assumem como protagonistas. Personagens estas que têm também as suas histórias particulares, antes, durante e após o momento em que os seus caminhos se cruzam. Isto confere à história uma maior complexidade, pois, vindas de meios diferentes, mas igualmente abertas à mudança, todas estas personagens têm uma história marcante e memorável.
Depois há toda a questão da mudança de mentalidades. Sendo que o enredo decorre no tempo da escravatura, há todo um conjunto de questões relevantes a surgir neste livro. E é também daqui que surge um outro ponto forte desta história: a forma como, através das suas personagens, o autor questiona a normalidade da época, pondo em evidência as diferentes perspectivas e as possibilidades de mudança. Há, aliás, um exemplo particularmente marcante na personagem de Gaspar, ele próprio uma figura de contrastes e uma mentalidade em processo de mudança.
Trata-se, portanto, de um livro que, vastíssimo na sua caracterização da época em que decorre a narrativa, apresenta uma história envolvente e surpreendente, com um núcleo de personagens fortes e uma conclusão que, perfeitamente adequada ao tempo que representa, dificilmente podia ser melhor. Recomendo.

Título: Do Outro Lado do Mar
Autor: João Pedro Marques
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário