sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Por Favor, Perdoa-me (Melissa Hill)

Leonie deixou tudo para trás. Estava noiva, com o casamento planeado e o que parecia ser uma relação estável, mas bastou um erro para a levar a fugir para o outro lado do mar. Agora, está decidida a reencontrar-se e a construir uma nova vida. E mal acaba de chegar quando se depara com um mistério. Na casa que arrendou, encontrou um conjunto de cartas, todas assinadas pelo mesmo homem e todas a terminar com as mesmas palavras: Por favor, perdoa-me. Incapaz de resistir à curiosidade - e à inevitável empatia que sente para com aquele estranho - Leonie está decidida a resolver o mistério. Mas talvez esse caminho seja também a resposta para aquilo que lhe falta perdoar...
Assente não só na história de Leonie, mas também nas de Nathan e Alex, este é um livro que, apresentando três percursos de vida bastante diferentes, cria para eles um grande ponto comum: a capacidade (ou não) de perdoar. Leonie traz consigo o passado que a levou a fugir. Nathan é, além do mistério que move Leonie a procurar respostas, também ele alguém que procura ser perdoado. E Alex precisa de fazer as pazes com um passado que mudou a sua forma de encarar as pessoas. Todos precisam de perdoar ou de ser perdoados e é tendo isto como base que a autora constrói as suas histórias.
A esta necessidade de perdão está associada também uma base romântica, já que todas as histórias envolvem, de uma ou de outra forma, uma relação amorosa. Mas, neste aspecto, o mais interessante são os paralelismos e os pontos de divergência entre as três histórias, que, à medida que o enredo se desenvolve, se tornam mais nítidos. Além disso, a forma como a autora constrói a história, dando a entender explicações que afinal não são as verdadeiras cria várias surpresas ao longo do percurso, o que contribui também para tornar as coisas mais interessantes.
Nem tudo é perfeito. Há no percurso das personagens momentos em que é difícil compreender as suas motivações e, principalmente no que diz respeito a algumas personagens secundárias, comportamentos profundamente irritantes. Ainda assim, a forma como as personagens encontram a sua paz e as sucessivas revelações associadas ao mistério das cartas acabam por compensar esses momentos menos bons e a forma como tudo termina, que, não sendo propriamente surpreendente, não deixa por isso de ser bastante cativante, acaba por se revelar como particularmente adequada.
Conjugando romance e mistério numa história que, apesar de nem sempre surpreender, nunca deixa de cativar, trata-se, pois, de um livro envolvente e intrigante, com uma escrita fluída e agradável e um conjunto de personagens falíveis à procura de um caminho melhor. Tudo somado dá uma boa história. E uma boa leitura, portanto. 

Autora: Melissa Hill
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário