domingo, 15 de novembro de 2015

A Vida Aqui e Agora (Cynthia Swanson)

Kitty Miller está feliz com a vida que tem. Dona de uma livraria, a meias com a melhor amiga, tem um trabalho que a satisfaz, ainda que o negócio já tenha visto melhores dias, uns pais que a amam e toda a liberdade de uma mulher solteira. Mas, nos seus sonhos, torna-se noutra pessoa e entra na vida de Katharyn Andersson. Casada, mãe de três filhos, Katharyn parece ter a vida perfeita. Mas, de cada vez que regressa a essa outra vida, as coisas parecem tornar-se mais reais - e menos perfeitas. Dividida entre dois mundos, Kitty começa a duvidar de qual deles será o verdadeiro. E, quando souber a resposta, só lhe restará um deles em que viver.
Situado num passado não muito distante, mas centrado, em grande parte, nos dramas e dificuldades da vida pessoal da protagonista, este livro cativa, em primeiro lugar, pela forma como conjuga um olhar ao passado com situações que bem poderiam decorrer na actualidade. E, ao fazê-lo, permite um vislumbre de como as mentalidades mudaram, mas também do que permanece igual. Isto é, desde logo, um ponto de partida cativante. E é-o ainda mais pelo facto de a dualidade de Kitty (mulher solteira e trabalhadora) e Katharyn (mãe e dona-de-casa) realçar tanto os contrastes entre os dois lados.
Também muito interessante é o mistério em torno das duas vidas da protagonista, pois, tal como ela, o leitor é levado a questionar: primeiro o porquê dos sonhos, depois os motivos para serem tão reais. E, a seguir, qual dos dois mundos é, afinal, o verdadeiro. Este mistério torna mais próximas as dúvidas e os dilemas de Kitty, o que contribui também para tornar tudo mais interessante. Mesmo quando as escolhas e pensamentos da protagonista - principalmente enquanto Katharyn - criam alguma distância, a vontade de saber mais compensa essa menor empatia.
Para tornar mais nítidas as impressões e as dúvidas de Kitty contribui também o facto de a história ser narrada na primeira pessoa, permitindo uma visão mais próxima dos seus pensamentos. E se é verdade que as opiniões da protagonista sobre alguns assuntos nem sempre são agradáveis, também é certo que isto realça a sua humanidade. Nem Kitty nem Katharyn são perfeitas, o que acaba por tornar a sua história mais interessante. Até porque, se há uma mensagem a retirar deste livro, é precisamente essa: não há vidas perfeitas.
História de vidas alternativas, ou da aceitação da realidade, trata-se, em suma, de um livro que, misturando as dificuldades do quotidiano com uma viagem a um passado onde nem tudo era diferente, apresenta uma história que é, ao mesmo tempo, de força e de vulnerabilidade. Interessante, envolvente e surpreendente, uma boa leitura. 

Título: A Vida Aqui e Agora
Autora: Cynthia Swanson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário