Preces, conversas, pensamentos. Uma viagem de momentos a caminho do encontro com Deus, no que é uma vivência espiritual muito pessoal da parte da autora. É este o cerne deste livro, que junta algumas orações e textos essenciais às preces e pensamentos da própria autora. O resultado é uma experiência pessoal - mas com a qual, na sua tão genuína simplicidade, será fácil que outros leitores se identifiquem.
Sendo este essencialmente um livro de orações, ainda que não das orações mil vezes repetidas e sim das que nascem do pensamento da autora, é inevitável que seja necessária alguma medida de crença para apreciar devidamente este livro. Deus é uma constante. E se é certo que a escrita vale por si e que, acreditando ou não, é possível valorizar a fluidez e a harmonia simples da escrita, quando todos e cada um dos textos se dirigem ao divino, serão, sem dúvida alguma, os que acreditam quem mais se conseguirá identificar com estes textos.
Por outro lado, e ainda que o registo seja bastante íntimo e pessoal - mas talvez devam ser precisamente assim as orações - , os temas na base de cada uma delas são familiares a todo. As dificuldades da vida, a forma de estar no quotidiano, a vivência da espiritualidade e da religião e todas as esperanças e provações da vida estão, de alguma forma, presentes, neste conjunto de textos. Torna-se, aliás, evidente alguma repetição de ideias, se se ler o livro de ponta a ponta em pouco tempo. Mas, e mais uma vez, tendo em conta a estrutura do livro, talvez não seja bem esse o objectivo.
Há, em tudo isto, um aspecto que sobressai. É que não há dúvidas de que a voz da autora reflecte nitidamente a sua fé, conferindo às palavras um tom tão genuíno, tão directo, que, acreditando-se ou não, é possível reconhecer o impacto da crença na voz que deu forma às orações. E isso torna a leitura mais interessante, pois, independentemente da vivência espiritual de quem lê, é possível reconhecer a do outro nas suas palavras. E há nesse reconhecimento uma beleza estranhamente cativante.
Trata-se, portanto, de um livro que apelará essencialmente aos crentes. Mas no qual, independentemente da fé de cada um, é possível reconhecer um conjunto de qualidades - na fluidez da escrita, no registo intimista, na própria beleza da edição - que o tornam interessante. E isso basta para fazer com que a leitura valha a pena. Gostei.
Título: Caminhos para Deus
Autora: Helena Sacadura Cabral
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário