Sucedem-se as aventuras. Masha encontra novas brincadeiras, novos "amigos" e novas formas de infernizar a vida ao seu amigo urso. Só uma coisa se mantém igual: a sua energia e traquinice intermináveis. E se é verdade que há perigos na floresta, também o é que Masha tem uma capacidade invulgar para lidar com eles. E com um protector tão grande como o Urso... o que pode correr mal?
É sempre uma lufada de ar fresco passar um bocadinho a ler as aventuras da Masha e do seu amigo Urso. Tal como os livros anteriores, também este é - obviamente - um livro infantil, com todas as características que dele são de esperar. Simples, curto, directo e leve, com uma história (bem, duas, neste caso) relativamente breve, mas sempre interessante e divertida e, desta vez, com uma pequena lição de moral. E inocente, acima de tudo, que é algo que faz sempre lembrar a infância e aqueles tempos em que tudo era mais simples.
Mas falemos das histórias. Ora, o título promete lobos e é, de facto, de lobos que se trata. Lobos que são enganados pela incessante traquinice de Masha e também um lobo capaz de lhe ensinar uma lição. Conhecem a história de Pedro e do lobo? Pois, a segunda história deste livro tem essencialmente a mesma lição de moral - e é uma bela lição, essa.
Mais uma vez, importa realçar o equilíbrio entre o texto e as imagens, nestas histórias que, apesar de completas em si mesmas, ganham uma nova vida com as ilustrações que as acompanham. E, além disso, a tal simplicidade que, além de se aplicar à história, se aplica também a escrita, tornando o texto acessível a todos, mas sem simplificar em demasia.
A soma de tudo isto é, sem surpresas, mais uma boa leitura. Para os mais novos e também para quem quiser regressar por uns instantes àquele tempo em que a mais simples das aventuras bastava para despertar a magia.
Título: Masha e o Urso - Vem Aí o Lobo!
Autor: O. Kuzovkov
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário