Trágicos ou inebriantes, eternos ou fugazes, de tumulto constante ou perfeita harmonia. Intensos, marcantes, comoventes, terríveis, insuperáveis. Com todas estas palavras - e muitas mais - se poderiam descrever os grandes amores da história. E são, pois, esses amores famosos e intemporais, o tema deste livro que, de forma sucinta, mas esclarecedora, nos conta as histórias das vidas amorosas de algumas muito importantes figuras históricas.
Sendo certo que a alma essencial deste livro (como de todos, aliás) é, acima de tudo, o conteúdo, importa, neste caso, referir, antes de mais nada, o aspecto visual. É que basta um primeiro contacto com o livro, cheio de imagens dos seus principais protagonistas e, no geral, muito apelativo, para despertar a curiosidade para as histórias contidas no seu interior. Histórias que são, naturalmente, o mais relevante, mas que não deixam de ganhar mais vida pelos traços visuais que lhes caracterizam a apresentação.
Também relevante, no sentido de que tanto se pode ler este livro de uma ponta à outra, como usá-lo para consultar a história de um casal em específico, é a forma como o livro está organizado, partindo do princípio de tudo (e por princípio refiro-me mesmo a Adão e Eva) e seguindo através dos tempos até às personalidades mais recentes. Torna-se fácil, assim, encontrar o que se procura, seja por ser aquela personalidade específica que mais curiosidade desperta, seja por, depois de lido ao livro, se querer voltar a uma história especialmente marcante.
Mas falemos das histórias. Resumidas a poucas páginas e aos acontecimentos essenciais, fica, inevitavelmente a sensação de que muito mais haveria a dizer. Muitas delas, aliás, bastariam para servir de base a um romance. Mas o mais interessante é mesmo isto: o essencial está lá. Os pontos de viragem, os gestos reveladores, a forma como o amor nasceu e as consequências que teve... tudo o que realmente importa para conhecer a base destas histórias de amor está presente e é-nos narrado de uma forma muito clara. E, assim, a impressão que fica é a de um belo retrato global do amor através dos tempos - e de um bom ponto de partida para posteriores descobertas mais extensas.
Bonito, cativante, muito agradável de ler. E também com vários rasgos de poesia, como convém a um livro que é todo ele sobre o amor. Assim se define, pois, esta breve mas emocionante viagem aos meandros do amor - em todos os seus aspectos. Viagem que, tão envolvente como esclarecedora, nunca podia deixar de ser uma boa leitura.
Título: Grandes Histórias de Amor - O Livro dos Amantes
Autor: José Jorge Letria
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário