domingo, 6 de agosto de 2017

Florença Renascentista por Cinco Florins ao Dia (Charles FitzRoy)

Ano da graça de 1490. Sob a considerável influência de Lourenço, o Magnífico, Florença é uma cidade próspera e radiante, que transborda de obras de arte, de cultura, de edifícios monumentais... e que se sustenta numa teia de interesses e ambições capazes de mover o mundo. Ao visitante, aconselha-se cautela nos assuntos que aborda e no que ousa dizer sobre determinadas personagens e políticas do meio. Mas, desde que o faça, poderá desfrutar de uma cidade incomparável - principalmente se munido das muito úteis indicações deste guia.
Um dos primeiros aspectos a cativar neste livro - como, aliás, em toda a colecção - é a ideia de um guia turístico para um passado já distante. Claro que há coisas, principalmente no que toca a monumentos e obras de arte, que permanecem na actualidade, mas a ideia de vislumbrar, além do que ficou da Florença renascentista, o modo de vida e os hábitos dessa época, torna a premissa deste livro particularmente irresistível. 
De uma tão boa premissa, espera-se uma concretização à altura. E é exactamente isso que este livro oferece. Dividido entre diferentes aspectos - arte, religião, política, locais a visitar... - permite ficar com uma imagem bastante clara da Florença do ano de 1490 (com umas poucas e muito breves incursões ao futuro próximo) e da forma como se vivia nesse tempo. Além disso, à escrita precisa e acessível, que transporta o leitor para o tempo e para o local que descreve, junta-se um vasto conjunto de imagens que complementam o texto, contribuindo também para que tudo fique ainda mais claro e interessante.
Claro que, sendo uma época de prosperidade e de grandes vultos, surgem, ao longo do percurso, vários nomes que ficaram para a história, e é talvez, neste aspecto, que fica uma certa curiosidade insatisfeita. Só sobre Lourenço de Médicis haveria certamente mais a dizer, e são muitas mais as figuras relevantes. Mas, claro, não são eles o tema central deste livro e, por isso, faz sentido que o que deles é contado seja apenas o que um visitante atento precisaria de saber para se mover com segurança pela cidade. O resto, caberia a esse mesmo visitante descobrir - por sua conta e risco.
Tudo somado, fica a impressão de um guia original, que permite ao leitor a muito agradável sensação de ser um turista no passado, ao mesmo tempo que aprende mais sobre as figuras e obras essenciais desse tempo e lugar. Muito interessante e cativante, uma boa leitura.

Título: Florença Renascentista por Cinco Florins ao Dia
Autor: Charles FitzRoy
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário