segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Irmãs Secretas (Jayne Ann Krentz)

Há dezoito anos que Madeline Chase guarda um segredo. Quando era criança, um homem tentou atacá-la e, ainda que, graças à sua melhor amiga, a tentativa tenha saído gorada, aquela noite trouxe consigo grandes revelações e um segredo a preservar a todo o custo. Agora, Madeline herdou a cadeia de hotéis da avó e começa a instalar-se na sua nova posição, mas tudo muda quando recebe um telefonema do velho zelador do hotel de Cooper Island a dizer-lhe que precisa de falar com ela e que, por isso, Madeline tem de voltar ao lugar onde tudo aconteceu. Aí, espera-a uma certeza tenebrosa: o seu segredo foi descoberto. E, para sua segurança, Madeline, auxiliada por Jack Rayner, o seu implacável chefe de segurança, e por Daphne, a amiga que em tempos a salvou, precisa de descobrir as partes do mistério que ainda não sabe e que outros tentam esconder. Pois a verdade pode muito bem salvar-lhe a vida...
Assente, em grande medida, num mistério do passado, mas também na promessa de um romance entre protagonistas, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pelo equilíbrio entre os momentos mais sombrios e o toque de humor e de leveza que se manifesta nos momentos certos. Leveza essa que provém, em grande medida, da parte do romance, pois é na forma como os dois pares se conhecem que se encontram os momentos mais divertidos. Mas é aqui que as coisas se tornam interessantes: não é propriamente difícil prever de que forma vai acabar esta parte do enredo, mas a forma como a autora constrói esses momentos - sejam de intimidade, de descoberta ou de puro e simples afecto - faz com que esse percurso nunca deixe de cativar.
Para isso contribui em muito a caracterização das personagens, que, com os seus traumas passados e as barreiras que ergueram em consequência disso, justificam tudo o que se segue ao primeiro contacto. Mas este aspecto estende-se para lá do romance, pois o próprio mistério em causa tem como protagonistas várias figuras intrigantes, sendo que o mundo dos Webster, com o seu contraste entre a aparência perfeita e a disfuncionalidade latente, acrescenta à história um lado bem mais sombrio.
O que me leva ao mistério. Não é propriamente difícil prever que o suspeito inicial poderá não ser o culpado de todos os acontecimentos - as insinuações são demasiado evidentes. Ainda assim, e embora também não sendo difícil adivinhar quem poderão ser os outros responsáveis, há na forma como a história é construída, revelando novos segredos a cada um que se desvenda, que faz com que o enredo nunca deixe de prender. Além disso, e por entre todos os perigos, armadilhas e percursos em direção à pista certa, começa a construir-se um cenário diferente em torno das grandes revelações. Sim, pode ser fácil adivinhar os possíveis culpados - mas a forma como lá se chega não deixa de ser surpreendente. 
Tudo somado, fica a impressão de uma história que, apesar de um pouco previsível na linha geral do enredo, não deixa de surpreender nas pequenas coisas. Cativante, agradável e com um muito bom equilíbrio entre todos os elementos, um bom livro para quem aprecia um pouco de romantismo nos seus policiais. Gostei.

Título: Irmãs Secretas
Autora: Jayne Ann Krentz
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário