sábado, 14 de abril de 2018

Violeta e Índigo Descobrem Michelangelo (Isabel Zambujal e Júlio Vanzeler)

Violeta e Índigo são dois amigos curiosos e sabem que o mundo das artes é uma fonte inesgotável de conhecimento novo. Basta que uma pequena brincadeira traga ao pensamento uma imagem famosa e, sem dar por isso, os dois amigos são transportados para a história da vida do criador. Neste caso, a fascinante e proveitosa vida de Michelangelo, autor de obras tão célebres como o David ou os frescos da Capela Sistina. E há tanto para aprender sobre este pintor...
Um dos aspectos mais cativantes deste pequeno livro é que, ao acrescentar à história da vida de Michelangelo as interessantes figuras de Violeta e Índigo, os autores transpõem para o presente a história passada, tornando tudo mais nítido e fácil de assimilar. Violeta e Índigo vão aprendendo sobre o pintor e as obras - e essa aprendizagem acontece ao mesmo ritmo para o leitor. Ora, a impressão que fica é então a de uma descoberta conjunta, o que, para os jovens que começam a descobrir o (às vezes tão complexo) mundo da arte, torna tudo mais simples e também mais interessante.
Trata-se também de um livro cheio de cor, em que as ilustrações das aventuras dos protagonistas são complementadas com imagens das obras do pintor referido. O que permite, em primeiro lugar, situar as imagens das obras no percurso da vida do seu autor e, em segundo, uma melhor visualização deste percurso. Sem esquecer, é claro, a divertida aventura dos mais modernos mas igualmente cativantes amigos que protagonizam esta série de livros.
E, sendo como é um livro pequeno, há ainda um pequeno espaço para complementar a história com alguns jogos divertidos, o que acrescenta à leitura um toque de interactividade que torna o livro mais interessante. Pois a história em si - e o conhecimento que contém - bastam para que a leitura valha a pena, mas, sendo um livro para os mais novos, este breve conjunto de actividades acrescenta-lhe ainda um pouco mais de encanto.
É uma visão sucinta, naturalmente, até porque as vidas dos grandes pinturas nunca se poderiam resumir em trinta páginas. Mas é, acima de tudo, um belo ponto de partida para interessar os mais novos pelo mundo da arte, mostrando as suas mais interessantes facetas numa aventura leve, cativante e divertida. Tudo somado, fica, como não podia deixar de ser, uma impressão bastante positiva - e uma agradável curiosidade em conhecer os restantes volumes.

Título: Violeta e Índigo Descobrem Michelangelo
Autores: Isabel Zambujal e Júlio Vanzeler
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário