domingo, 27 de maio de 2018

A Vida Secreta dos Animais (Peter Wohlleben)

Há quem diga que os animais não têm sentimentos, que todos os comportamentos se justificam pelo instinto e que coisas como a compaixão, o medo e o luto são elementos exclusivamente humanos. Mas será mesmo assim? Talvez não. Pelo menos, o que resulta deste livro - e de todos os exemplos e explicações nele contidos - é um cenário bastante diferente. Pois pode haver muito ainda por compreender, mas tudo indica que nada é tão simples quanto seria de esperar.
Conjugando explicações simples, experiências pessoais e estudos de diferentes origens, o que o autor faz neste livro não é ditar verdades absolutas - até porque não as há - mas apresentar possibilidades, algumas comprovadas, outras apenas intuídas, de uma visão bastante mais vasta do reino animal. E fá-lo de forma organizada, relativamente sucinta - os capítulos curtos dedicados a diferentes aspectos tornam mais fácil assimilar o conteúdo - e bastante completa. Diferentes tipos de comportamentos, associados a diferentes tipos de emoções, mostram que a vida dos animais é muito mais complexa do que se julga. E, desta percepção, resulta uma perspectiva bastante diferente das interacções entre humanos e animais, e também entre diferentes animais.
Além de facilitar a percepção, a divisão entre as diferentes facetas contribui para tornar mais clara a visão global - a tal visão de um sistema de relações muito mais complexo e variado do que, à primeira vista, poderia parecer. E, sendo certo que mais haveria a dizer nalguns aspectos - pois pelo menos algumas destas características parecem ter motivado vários estudos e investigações - também o é que, mais do que uma exposição exaustiva, o objectivo deste livro parece ser o de traçar uma imagem mais geral. Assim sendo, faz sentido a exposição sintética dos elementos mais teóricos, deixando aos exemplos práticos o papel de reforçar as ideias.
Não deixa de ser, até certo ponto, uma visão algo pessoal, pois, além do conhecimento geral, é às suas muitas experiências que o autor recorre para explicar os seus pontos de vista. Mas, mais do que limitar a perspectiva, esse lado pessoal tem o condão de criar uma sensação de proximidade, que facilita, de certa forma, a visualização de tudo o resto. As explicações são importantes, claro, tal como o que se sabe ou não cientificamente. Mas é o contacto do autor com os animais que torna os seus exemplos cativantes - e, mesmo que essa faceta não dê respostas definitivas, não deixa, ainda assim, de acrescentar às teorias uma base de experiência.
Tudo somado, fica a impressão de uma leitura em que se conjugam teorias, estudos científicos e experiências pessoais para realçar a verdadeira complexidade do mundo animal. Cativante e interessante, uma boa leitura.

Autor: Peter Wohlleben
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário