segunda-feira, 14 de maio de 2018

Porto versus Lisboa (António Eça de Queiroz e António Costa Santos)

Base de uma rivalidade histórica, feita igualmente de provocações, invejas e afinidades, o inevitável duelo entre a Invicta e a Capital já despertou todo o tipo de discussões - mas nunca uma como esta. Em dezoito rounds, que percorrem aspectos tão diversos das duas cidades como o santo padroeiro, os grandes edifícios, o futebol, a gastronomia e até a história das grandes catástrofes, este é um duelo que contempla tudo o que de mais relevante Lisboa e Porto têm para dar aos seus residentes e visitantes. E fá-lo com um sentido de humor apurado, associado a uma apresentação esclarecedora e cativante destas diferentes facetas.
Sendo esta uma obra que põe frente a frente duas grandes cidades, apresentando-lhe os pontos altos além de estabelecer as inevitáveis comparações, importa começar por referir, além do texto, o aspecto visual do livro, com as várias fotografias presentes a dar mais vida a um texto já por si só cheio dela. Sendo de locais que se trata, e por mais precisas que sejam as descrições, faz sempre a diferença ter um elemento visual a acrescentar nitidez. Além, é claro, de tornar o livro mais bonito.
Mas passemos ao texto e às cidades. Aqui, há várias qualidades a destacar, começando pela variedade dos aspectos abordados, passando depois pela clareza com que tudo é descrito, num registo relativamente sucinto, mas que deixa a sensação de que tudo o que é essencial está lá e culminando numa visão global que é mais do que a simples soma das partes. No fim, fica-se com a impressão de conhecer Lisboa e Porto - na semelhança e na diferença - um pouco melhor do que antes de embarcar nesta leitura. E também a deveras agradável conclusão de que, afinal, "muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa".
Ah, mas volto ainda um pouco atrás, para reforçar a tal questão do sentido de humor, que vive não só de certas histórias contadas, mas principalmente da saudável rivalidade que se faz sentir entre os dois autores nos diferentes textos. Há pequenos elos a unir os dois lados, deliciosas picardias e uma certa confissão final que, além de tornarem a leitura muito mais divertida, realçam a sempre importante ideia de que, diferentes à parte, as afinidades são sempre maiores e mais importantes.
Eu cá não sou do Porto nem de Lisboa. Mas, depois de ter assistido a este duelo, fiquei com a sensação de ter percorrido as ruas de ambas as cidades - e, principalmente, de as ter ficado a conhecer muito melhor. O caminho foi belo, cativante e cheio de surpresas. E isso é mais do que suficiente para que se imponha a necessária recomendação. Porque vale a pena assistir a este combate. Oh, se vale.

Autores: António Eça de Queiroz e António Costa Santos
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. O seu comentário é muito agradável de se ler, pela parte que me toca..., muito obrigado!

    ResponderEliminar