sexta-feira, 30 de novembro de 2018

São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas (Fernando Correia)

Basta ligar a televisão ou abrir um jornal para nos cruzarmos com estas histórias recorrentes: casos de violência doméstica que acabam em morte, mesmo quando previamente sinalizados, situações em que o medo continuado fez com que tudo se descobrisse demasiado tarde e também as batalhas jurídicas que se seguem à denúncia. Mas quebrar o silêncio é o primeiro passo e é essa a mensagem que, através das histórias reais reunidas neste livro, o autor pretende transmitir. O resultado é um livro perturbador - mas muito, muito relevante.
Sendo um livro relativamente breve, e que contém várias histórias, um dos aspectos mais marcantes prende-se com a capacidade de, em poucas páginas, conter uma vida inteira sem nunca parecer que há algo por dizer ou outro lado da história. Os factos são os factos - puros e duros - e é a estes, bem como ao impacto emocional que têm, que o autor se cinge, o que faz com que a mensagem sobressaia com mais intensidade. 
Há, aliás, um contraste curioso na forma como este livro está estruturado. A introdução que o autor faz a cada história, com o seu registo como que pensativo, quase poético, contrasta fortemente com a brutalidade dos casos. E, se isto cria uma espécie de efeito de choque - como se de dois mundos diferentes se tratasse - também realça o verdadeiro âmago da questão. A violência existe e, às vezes, vem de onde - e como - menos se espera. Conhecer os casos, conhecer as histórias, é por isso fundamental.
Às histórias, une-as o demónio da violência doméstica. O resto é diferente: diferentes meios, diferentes classes sociais, gente de poucos estudos e com cursos superiores, fortes e vulneráveis, mas todos susceptíveis. O que reforça também outra faceta da mensagem: a violência existe e não apenas nos meios instruídos. Às vezes, está onde menos se imagina e não é mais nem menos importante por afectar alguém com uma posição mais (ou menos) privilegiada.
Trata-se, em suma, de um livro relevante e de uma importante chamada de atenção, e basta isso para justificar a leitura. Mas é também um livro marcante, não só pela mensagem que transmite, mas, acima de tudo, pela forma precisa e clara como retrata os diferentes casos - e as angústias a eles associadas. Vale a pena, pois, ler este livro. E pensar... principalmente pensar.

Autor: Fernando Correia
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário