domingo, 25 de novembro de 2018

Teresa de Calcutá (Maria Isabel Sánchez Vegara e Natascha Rosenberg)

Desde pequena que Agnes sonhava ajudar os outros e, inspirada pelo exemplo de um padre missionário, viria a deixar a sua terra natal e a construir uma imensa missão de auxílio aos mais necessitados. Ficaria conhecida como Madre Teresa de Calcutá e viria a ser canonizada. Esta é a sua história contada aos mais novos.
Parecem ser características desta colecção a escrita simples com rima, as ilustrações bonitas e cheias de cor e a simplicidade que enfatiza o essencial. São também estas as características que mais se destacam neste livro em específico, onde, contada em poucas páginas, é possível ficar com uma ideia clara da história de Teresa de Calcutá e, ao mesmo tempo, com uma mensagem muito positiva de amor e ajuda.
É, naturalmente, um livro pensado para os mais pequenos, bastante breve e relativamente simples. Mas é também um daqueles livros que conseguem evocar nos leitores mais velhos a agradável sensação de um regresso à infância. Lembram-se? De quanto bastavam umas poucas páginas para nos fazer sonhar e viajar e aprender também? Pois este é um livro pequeno, mas desperta essa mesma sensação, não só pelo percurso da sua protagonista, mas pela forma colorida e cativante como este é contado.
Cinge-se ao essencial, claro, como é natural num livro infantil. Mas tem também este condão: o de despertar a curiosidade sobre a vida da sua protagonista. Lendo este pequeno livro, aprende-se a linha essencial da história. Mais tarde, haverá espaço e livros - há sempre livros - para descobrir o pormenor.
A colecção chama-se Meninas Pequenas, Grandes Sonhos. E é também disso que trata este livro: da história de uma menina que concebeu - e realizou - um grande sonho, deixando assim a sua marca no mundo. Uma história bonita, cativante e muito interessante.  

Autores: Maria Isabel Sánchez Vegara e Natascha Rosenberg
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário